Enquanto alguns tutores apenas ignoram esse hábito que os felinos têm, outros costumam ficar preocupados com a saúde dos pets. Então, como proceder nessas ocasiões?
Primeiro, é importante saber que, apesar de comum, a bola de pêlo em gatos pode significar problemas para o pet. As complicações acontecem, principalmente, quando a bolota se forma com muita frequência ou não é expelida com facilidade.
Entretanto, não há motivo para pânico. Em geral, isso é bem comum entre os bichanos e não costuma causar muitos danos.
Quem é tutor de gato com certeza já se deparou com o famoso problema apelidado de bola de pelo. O tricobezoar gástrico consiste em uma massa sólida no estômago formada por elementos que não são digeridos pelo animal, em especial os pelos. Muito comum nos felinos, a principal causa é a própria higienização com lambidas.
Mesmo sendo uma condição comum nos gatos, não quer dizer que isso não faça mal a eles. Isso porque esse aglomerado de pelos, restos de alimentos e muco pode causar problemas no sistema digestivo, além de muitos outros incômodos ao pet.
Em geral, é esperado que os pelos ingeridos durante a limpeza sejam expelidos pelas fezes. Entretanto, quando falamos de animais com pelagem comprida, não é incomum a ocorrência de bolas de pêlo em gatos. Inclusive, em trocas de estações, essa realidade pode se agravar, pois, os bichinhos soltam ainda mais pelos.
O maior risco oferecido por esse processo, porém, é quando ele resulta em uma bola de pelo no intestino do gato, que fica presa no órgão. Inclusive, alguns sintomas podem ser indicativos desta situação. São eles:
- desconforto abdominal;
- vômitos;
- diarreia ou fezes ressecadas;
- falta de apetite;
- apatia.
Ao notar qualquer um desses sinais, leve imediatamente seu amigo para um veterinário. Além de te orientar, um profissional qualificado tem a capacidade de realizar procedimentos avançados, próprios para a remoção de bolas de pêlo em gatos.
Como prevenir as bolas de pêlo?
Como já mencionamos, as bolas de pelos acontecem por causa da ingestão excessiva de pelos do animal. Nós separamos três dicas que vão ajudar você a acabar de vez com esse problema.
- Escovação periódica: A forma mais eficaz de evitar a formação da bola de pêlo em gatos é a escovação periódica. A escovação deve ser feita a cada 10 dias para remover os pelos mortos, que seriam engolidos durante a higienização e, como consequência, formariam bolas de pelo. Menos estresse para o animal, redução de 90% na queda de pelos e, claro, menor formação de bolas de pêlo.
- Alimentação balanceada contra queda de pêlos: Existem também diversas rações que ajudam a evitar a formação das bolas de pelos. O comum é que essas rações para gatos tenham bastante fibra, o que facilita a eliminação por meio das fezes. Além dos alimentos secos e úmidos você ainda encontra petiscos que colaboram para evitar e facilitam a eliminação, além, é claro, de mimar muito o pet.
- Hidratação Adequada: Manter seu gato bem hidratado é outro cuidado que ajuda a evitar a formação da bola de pelo. A água vai colaborar na eliminação pelos que a escovação não deu conta, já que auxilia o funcionamento correto do intestino. Aposte em alimentos úmidos e invista em uma fonte para gatos.
Se mesmo após todos os cuidados seu gato ainda estiver apresentando problemas com bola de pelo, observe, e se ele apresentar algum sintoma de obstrução, corra para o veterinário.
Por fim, se seu gato está se lambendo com uma frequência compulsiva, isso pode ser simplesmente sinal de tédio. Para resolver essa questão, invista no enriquecimento ambiental e torne a rotina do seu pet muito mais divertida e interessante.
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?