Os tutores adoram receber os famosos “lambeijos” dos amigos de quatro patas. Mas e quando os bichinhos começam a exercer essa prática sobre objetos ou si mesmos de forma compulsiva?
O comportamento curioso e divertido dos cachorros é um dos motivos que os torna tão encantadores. Divertidos e engraçados, nossos amigos são curiosos, e estão sempre interessados nas coisas. Por isso, em alguns casos, o tutor pode encontrar um cachorro lambendo o chão compulsivamente.
Nesse caso, especialistas pedem atenção, pois pode ser indício de problemas de saúde. Se você já se deparou com tal comportamento, continue lendo para aprender o que fazer com cachorro lambendo o chão compulsivamente.
Afinal, por que os cachorros gostam tanto de lamber?
Pode-se dizer que nós, humanos, exploramos o mundo à nossa volta por meio dos sentidos e do nosso raciocínio. Assim, ao nos depararmos com uma coisa nova, nem sempre nos vemos impelidos a tocá-la, cheirá-la ou colocá-la em nossa boca. Então, por que os cachorros lambem?
Levando em conta que cães são animais irracionais, órgãos sensitivos são a principal forma deles interpretarem o mundo. Por isso, ao farejarem algo que lhes pareça interessante, eles podem acabar querendo dar uma lambidinha. Assim, é comum ver o cachorro lambendo parede, plantas e outros objetos.
Vale notar que, enquanto nós, em geral, nos pautamos pela visão, os cães dependem muito de outros sentidos, com destaque para o olfato e a audição. Não à toa, eles são capazes de sentir odores e identificar ruídos com uma precisão muito maior, mesmo a uma grande distância.
Quando se preocupar com as lambidas excessivas?
Aprender sobre o mundo que os cerca é uma das principais explicações para as lambidas de cachorro, mas essa não é a única.
Partindo para casos mais específicos, as mães lambem os filhotes para deixar odores neles. Elas também fazem isso para estimular a micção e a defecação nos recém-nascidos.
Dito isso, é verdade que os cães podem se lamber quando sentem algum desconforto. Muitos veterinários dizem que é comum que os cães passem a lamber algum membro dolorido como forma de tentar aliviar a dor. É o caso de um cachorro lambendo a pata constantemente, por exemplo.
Outras causas preocupantes das lambidas são as de ordem emocional, como a ansiedade por separação. Esse transtorno é caracterizado por um vínculo emocional exacerbado com o tutor.
Ele pode levar a alterações comportamentais, como lambidas excessivas, além de aumento das vocalizações, reações destrutivas, entre outras. Em casos como esse, você precisa saber o que fazer para o cachorro parar de lamber as patas e outras partes do corpo.
Além de ficar atento a quaisquer mudanças no comportamento. Afinal, elas podem desencadear lesões, com ou sem queda de pelos, nas regiões mais afetadas. Então, fique atento se ver seu cachorro lambendo as patinhas de forma descontrolada.
Como lidar com cachorro lambendo o chão compulsivamente
Se notar seu cachorro lambendo o chão compulsivamente, o primeiro passo é buscar um veterinário. Somente um especialista poderá realizar os exames necessários para identificar a causa. Para, assim, iniciar um tratamento adequado ou, se não houver nenhuma doença, entrar com práticas que promovam mudanças de comportamentos.
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?