Apesar de seu sentido de audição privilegiado, existe a possibilidade de um cachorro ficar surdo em algum momento de sua vida, o que causa grande preocupação em seus companheiros humanos.

 

A audição do cachorro é muito mais desenvolvida que a dos seres humanos, com uma capacidade que chega a 60.000 Hz, enquanto o homem só é capaz de perceber sons a 20.000 Hz. 

A primeira coisa a fazer é descobrir a causa do problema e se é reversível ou não. Caso a surdez do cachorro não tenha solução, não se preocupe: ele continua sendo um cão como qualquer outro. Ainda vai sentir o mesmo carinho de sempre por você, e se for um filhote, pode ser treinado sem problemas, assim como um cão que ouve bem.

Dependendo da causa, a surdez pode ou não ser reversível. Além disso, nos casos em que é possível curá-la, é fundamental detectar o problema a tempo, já que muitas vezes pode se complicar.

Uma das causas que podem deixar um cachorro surdo é a idade avançada. Assim como no caso do ser humano, o corpo dos cães se deteriora com o passar dos anos, e a perda gradual da capacidade auditiva é um dos elementos que são evidenciados pela passagem do tempo.

Quando a surdez ocorre em um cachorro jovem, os fatores mais comuns costumam ser os seguintes:

Otite: a presença de ácaros, um corpo estranho introduzido na cavidade, entre outros fatores, podem desencadear esse tipo de surdez. Geralmente é reversível, mas para isso é necessário agir rapidamente para não prejudicar a audição do cachorro.

Cinomose: uma doença comum em cães e outros mamíferos, pode deixar uma surdez irreversível como uma sequela após a cura.

Acúmulo excessivo de cera: impede a audição adequada, pois o tampão bloqueia o canal que percebe os estímulos externos. Naturalmente, isso é causado por um excesso de produção de cera que pode ocorrer em alguns cães ou, ainda, por falta de higiene de um tutor descuidado. Tanto neste caso como no caso de feridas e infecções, o problema no ouvido afeta o equilíbrio do cachorro.

Tumor: cancerígeno ou não, no aparelho auditivo ou mesmo no cérebro, afeta as funções do ouvido, causando a deterioração da audição do cachorro e consequente surdez.

Medicamentos: alguns remédios têm como possível efeito colateral a redução da audição do cão. É o caso de certos antibióticos, da quimioterapia, alguns medicamentos usados ​​para tratar infecções de ouvido e até mesmo certos produtos de limpeza domésticos que podem ser transportados pelo ar até o ouvido.

Exposição contínua a ruídos altos: sejam graves ou agudos, o som danifica os nervos do ouvido do animal.

Como saber se meu Pet está surdo?

Se você suspeita que o cachorro é surdo, pode realizar alguns testes simples em casa para determinar seu grau de reação aos sons.

Quando o cachorro estiver de costas para você, faça um som que não produza vibração, como ligar a televisão, colocar o recipiente de comida no chão ou sacudir algo que faça barulho. Se o cachorro não reagir, deve-se considerar a possibilidade de surdez e proceder à determinação das suas causas juntamente com um veterinário.

Se, por outro lado, se mostrar desorientado procurando o som, pode ser um caso de surdez unilateral e até mesmo reversível.

Existe tratamento para a surdez?

Isso vai depender do fator que desencadeou a surdez do cachorro. Quando a surdez ocorre devido a uma infecção, como uma otite, é possível que a audição se recupere, desde que a doença seja tratada a tempo. A negligência prolongada pode prejudicar a audição do cão para sempre.

Da mesma forma, quando a surdez é decorrente de um entupimento por cera de ouvido, uma limpeza adequada será suficiente para que retorne ao normal. 

Depois de fazer isso, recomendamos que você preste atenção à higiene do cachorro em todos os seus aspectos, especialmente à limpeza das orelhas, que deve ser realizada uma vez por semana ou a cada quinze dias no máximo.

Nos demais casos, o resultado final para melhorar a audição do cachorro varia, assim como os tratamentos que podem ser utilizados. A única coisa certa é que, uma vez que a surdez tenha sido declarada irreversível, não há remédio ou tratamento que possa curá-la, nem será necessário administrar nenhum medicamento extra ao cão.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?