Ainda que, na maior parte das vezes, trata-se de um quadro de pouca gravidade, todo cuidado é pouco. Pensando nisso, será que existe cachorro com prisão de ventre?

O cachorro com prisão de ventre é o mesmo que cachorro com intestino preso, ou seja, o peludinho não está conseguindo fazer cocô. Isso pode ser pontual e passar rapidinho. Entretanto, em alguns casos, leva horas ou dias. Por isso, se o tutor notar que o peludo não consegue defecar, precisa ficar atento. 

Caso não melhore logo, deve levá-lo ao médico veterinário. Além disso, caso perceba qualquer outro sinal clínico junto, deve levar o peludo para ser examinado imediatamente. O profissional poderá avaliar e determinar como tratar prisão de ventre em cachorros da melhor forma.

As principais causas de cachorro com constipação intestinal são: 

  • dor crônica, geralmente ortopédica (dor em coluna, quadril ou joelhos, tumores (câncer) em cólon e reto, estenose do canal pélvico e etc.);
  • desidratação
  • dieta pobre em fibras. 

Em outras palavras, a prisão de ventre em cachorro pode ser tanto resultado de um estilo de vida inadequado quanto um sintoma de um problema mais grave.

Hábitos diários

Seja um filhote de cachorro com prisão de ventre ou um animal adulto, as causas podem ser variadas. Uma delas é a alimentação errada que é fornecida pelo tutor. 

Quando o bichinho não ingere a quantidade de fibras que ele precisa, a formação do bolo fecal é comprometida. Isso pode levá-lo a ter dificuldade de defecar. Outro ponto que merece atenção, até mesmo para que o tutor evite ter um cachorro com prisão de ventre em casa, é a água. 

Para que o cocô seja formado de forma que o trânsito dele pelo intestino flua, é preciso que o peludo beba água suficiente. Quando o pet tem pouco acesso à água limpa e fresca, ele não consegue manter a hidratação. 

Nesses casos, a prisão de ventre do cachorro pode ocorrer. O mesmo acontece quando o animal tem uma doença qualquer e está desidratado em consequência dela. 

Quando desconfiar e o que fazer?

A primeira coisa é saber como identificar que o seu peludinho está com problema. Para isso, caso note que ele está indo ao local no qual costuma fazer cocô várias vezes e voltando, olhe se ele defecou.

Na próxima ida o acompanhe. Provavelmente ele está tentando, mas não está conseguindo. Nesse caso, o cachorro com prisão de ventre deve ser acompanhado. Se ele demorar um pouquinho e voltar a fazer cocô logo, a dica é se certificar de que ele tem água limpa e está recebendo ração de qualidade.

Entretanto, caso o peludinho não consiga fazer cocô mesmo tentando várias vezes ou se você identificar qualquer outra alteração nele, leve-o ao médico veterinário o quanto antes. Ele poderá definir o que é bom para soltar o intestino do cachorro.

Possui tratamento?

O tratamento vai variar de acordo com a causa. Se o animal estiver desidratado, por exemplo, provavelmente ele será submetido à fluidoterapia. Ajustes na alimentação também são frequentes. 

Entretanto, caso seja diagnosticado um tumor ou obstrução por corpo estranho, por exemplo, o profissional terá que avaliar o quadro para definir o protocolo de tratamento, que pode ser cirúrgico.

O melhor mesmo é evitar ter um cachorro com prisão de ventre em casa: garanta que ele tenha acesso à água, ofereça uma alimentação de qualidade e passeie com ele todos os dias!

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?