Todo tutor gosta de ver o pet feliz e saudável. E mesmo com uma rotina cheia de cuidados, acidentes podem acontecer, como quando o pet come algo que não deveria.
Seu pet comeu alguma coisa que não devia e você está desesperado (a) e não sabe o que fazer? Intoxicação em cães, infelizmente, é algo mais comum do que todos nós pensamos. No momento, a primeira coisa a se fazer é passar tranquilidade ao pet diante da situação.
A intoxicação por ingestão, acontece quando eles comem plantas venenosas, alimentos tóxicos para cães, medicamentos, chumbinho. Enfim, qualquer substância que possa levar a lesão, doença ou até morte em algum ser vivo é considerada um veneno.
Primeiros socorros
Os primeiros socorros nesses casos de intoxicação por ingestão buscam diminuir ou diluir a substância tóxica ingerida. Esse tipo de intoxicação acaba sendo mais comum em cães do que em gatos, isso porque os cachorros tem o comportamento de farejar, virar lixos e acabar “xeretando” onde não deve.
É importante que você se atente a 3 pontos:
Identificação: Identifique qual foi a substância que foi ingerida. E, se possível, separe a embalagem da substância para levar ao veterinário também.
Quantidade: Se possível, veja a quantidade ingerida. Se foi algum produto, veja quanto ainda tem na embalagem.
Tempo: Há quanto tempo, mais ou menos, a quantidade foi ingerida.
Ele comeu remédio!
Se o seu pet comeu remédio, a recomendação é simples: peça ajuda do seu médico veterinário urgentemente!
Na hora do desespero mil e uma ideias podem vir à cabeça, então se notar que ainda há comprimidos na boca do cão e/ou gato, aproxime-se com calma e tente retirá-lo com cuidado, pois uma vez assustando o animalzinho pode engolir tudo.
Nesse momento é importante não induzir o cachorro ao vômito, já que o nervosismo e a falta de habilidade podem acabar machucando o pet.
O tratamento para a ingestão de remédios humanos vai depender da quantidade de comprimidos ingerida. Quando mais remédios ingeridos, mais completo o tratamento deve ser.
Indo ao médico veterinário, ele checará os sinais vitais e o funcionamento dos principais órgãos dos animais e aí sim indicar o melhor tratamento para seu animalzinho.
Como prevenir e identificar a intoxicação por remédios?
Os animais adoram descobrir o mundo fazendo pequenas travessuras dentro de casa. Portanto, mantenha bem longe do alcance os medicamentos que você tem em casa.
Evite deixar os remédios em cima da mesa, banquetas e lugares de fácil acesso dos animais, pois eles acabam chamando muito atenção de olhares curiosos. Bolsas com zíper, guardadas em armários com portas em lugares altos são as opções mais indicadas.
E quando a prevenção falha e o resultado são comprimidos “roubados”?
Primeiro é ficar atento para ajudá-lo e acionar o veterinário rapidamente, e ficar de olho nos seguintes sinais para poder informar posteriormente ao veterinário:
- Desorientação, perda de coordenação motora;
- Vômito;
- Diarreia;
- Náusea;
- Incontinência urinária ou perda do controle da bexiga;
- Gengivas esbranquiçadas;
- Letargia/apatia;
- Dificuldade para respirar.
Gostou das dicas? Seu èt já ingeriu algum medicamento humano?
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?