A condição apresenta alguns sinais perceptíveis para os tutores mais atentos. Um dos indicativos é a mudança na personalidade do pet, que se mostra cabisbaixo e sem energia.

Todo tutor adora ver seu pet cheio de energia, brincalhão e cheio de energia, por isso é normal que a preocupação apareça ao notar que seu amiguinho de quatro patas está abatido. A anemia em cães é uma condição silenciosa muito comum entre os pets, que além da apatia pode causar outras complicações. 

 

Portanto, perceber os sinais da anemia é importante para garantir a saúde dos nossos pets e agir o mais depressa possível. 

 

O que é a anemia e as principais causas?

 

O sangue dos cães é composto pelos glóbulos vermelhos e brancos, que têm a função básica de transportar oxigênio pela corrente sanguínea e defender o organismo contra agressões internas e externas.

 

A anemia é causada pela redução no número de glóbulos vermelhos no sangue, o baixo volume faz com que o oxigênio não seja transportado corretamente, gerando uma série de complicações.

 

A verminose provocada pelo ancilóstomo é uma das causas do quadro anêmico em cães, o verme causador da doença, vive no intestino e se alimenta de sangue provocando diarréias e fraquezas no animal. Outra causa é a presença de ectoparasitas (pulgas, carrapatos ou piolhos), que também se alimentam do sangue do hospedeiro, assim como pode causar outras doenças como a doença do carrapato, que também provoca anemia.

 

A alimentação inadequada, doenças renais e hemorragias também podem causar a anemia, isso porque auxiliam na diminuição de glóbulos vermelhos no sangue. 

 

Quais os tipos de anemia?

 

Apesar de toda anemia ser a diminuição das células vermelhas e, consequentemente, da hemoglobina em circulação, há diferentes tipos da doença, confira as quatro principais e mais comuns nos consultórios veterinários:

 

Anemia arregenerativa por deficiência nutricional: é a mais comum e também a mais fácil de tratar. Acontece quando o organismo não recebe a quantidade ideal de nutrientes e, por isso, não consegue produzir hemácias suficientes;

 

Anemia regenerativa hemorrágica: ocorre quando há uma hemorragia, e o pet perde muito sangue, após um trauma ou a ruptura de algum órgão. Ela é regenerativa porque a medula óssea, que produz as células vermelhas, está funcionando perfeitamente e será capaz de repor o estoque, desde que a hemorragia seja contida;

 

Anemia regenerativa hemolítica: esse tipo de anemia é caracterizado pelo rompimento e destruição precoces das hemácias, que acabam durando menos do que os cerca de 100 dias que costumam ter de vida. É típica de doenças autoimunes;

 

Anemia arregenerativa por depressão da medula óssea: nesse caso, é a produção de hemácias que está prejudicada por alguma doença. Parvovirose, erliquiose ou até uma inflamação na medula podem causar essa anemia.

 

Principais sintomas

 

É habitual que o animal apresente fadiga, menor vitalidade, diminuição da força física, apatia e taquicardia durante as caminhadas e no repouso. O cão com anemia pode ter outros indicativos, além dos que mencionamos, como:

 

  • alterações gastrointestinais;
  • alteração do apetite;
  • palidez da pele e das membranas mucosas, como gengiva;
  • imunização baixa, deixando o animal suscetível a doenças infecciosas;
  • anorexia;
  • tonturas; 
  • palidez;
  • palpitações.

 

Lembrando que, o tratamento é sempre feito a partir da causa, corrigindo o problema que está levando à queda dos glóbulos vermelhos do cachorro. Por isso, sempre consulte um profissional de sua confiança.

 

Prevenção é sempre a melhor opção! Práticas como vacinação, controle de ectoparasitas e alimentação adequada são essenciais para o bem-estar do cachorro. As consultas regulares ao veterinário também são importantes para que pequenas alterações sejam identificadas mais precocemente.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?