Para quem tem pet, dias de festa são assim: a animação de eventos como a virada do ano e finais de campeonato acaba ofuscada pela preocupação com o animal devido ao excesso de barulho.
Época de festas de fim de ano chegando e existem várias formas de celebração que podem ser um pesadelo para os animais, por isso é preciso ter atenção.
Com a audição mais sensível que a nossa, fica fácil entender porque cachorro tem medo de fogos. Eles se assustam com os estrondos e instintivamente procuram um lugar para se esconder. Nessa hora, muitos se machucam, ficando presos em janelas e portões, batendo contra portas de vidro ou até se enroscando na coleira.
No texto de hoje temos cinco ótimas dicas e cuidados com cachorros e fogos de artifício e rojões, pois o trauma que o barulho causa pode até ser fatal para o pet, causando problemas de saúde.
Procure um local seguro para seu Pet
Deixe um cantinho preparado, como uma casinha ou uma caixa de transporte.Para ficar ainda mais aconchegante, coloque no esconderijo cobertores, toalhas e até peças de roupa com o seu cheiro, elas podem ajudar a acalmar o animal. Procurar abrigo é uma reação natural e, portanto, o ideal é que exista um local pronto e seguro para ele.
Feche janelas e portões
A pior coisa que pode acontecer nessa hora é o pet escapar para a rua, onde ele corre o risco de ser atropelado e de se perder. Por isso, o ideal é você se certificar de que portões e janelas acessíveis ao cachorro estão bem fechados.
Proteja as orelhas
Pode parecer bobagem, mas colocar protetores auriculares no cachorro na hora da queima de fogos contribui para que ele fique menos assustado.
Para obter os melhores resultados, prefira os protetores específicos mas, se não encontrar, improvise com um pouquinho de algodão, em volume suficiente para que não vá para o fundo do conduto auditivo, mas também sem excessos, para que não caia da orelha.
Procure acostumá-lo com fogos
Expor o animal a vídeos e programas de TV com barulhos altos, como os de fogos ou trovões, pode ir dessensibilizando o animal ao longo do ano, mas isso não se dá de um dia para o outro.
Nesses momentos, dê carinho, petisco e brinque com o pet, para que ele comece a associar ruídos altos com momentos gostosos e prazerosos ao seu lado.
Fique por perto
Ser companheiro pode ser o melhor remédio para acalmar o cachorro dos fogos. Procure se mostrar disponível e, de preferência, tente brincar com o cão ou oferecer a ele alguns petiscos. A ideia é que ele perceba que está tudo bem e que não há motivos para ele se preocupar com o barulho.
Um detalhe importante: se o seu amiguinho peludo tem medo de fogos e você não puder estar em casa, não o deixe sozinho! Procure um Hotel para Animais ou algum parente que o Pet já está acostumado para cuidar dele nesse período.
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?