Os pelos dos animais pode ser o maior indicativo de que a saúde do seu pet anda em dia.

 

Cães e gatos possuem pelos diferentes texturas e variações de acordo com a raça, mas os pelos tem a mesma função para ambos as espécies, os fios ajudam a proteger a pele dos animais e auxiliar no controle de temperatura dos nossos bichinhos.  

Enquanto pelos brilhantes e macios indicam que a saúde do seu pet está saudável, os fios opacos, fracos e sem vida pode te dizer que algo de errado está acontecendo com seu companheiro.

Pensando nisso separamos algumas dicas para te ajudar a manter a pelagem do seu pet saudável:

  • Nutrição

Além de quaisquer outros cuidados, a principal dica para manter a saúde dos pelos dos animais sem dúvida é a alimentação. Uma dieta balanceada e nutritiva tem o objetivo de deixar a saúde do seu animal em ótimas condições, a consequência disso é manter os pelos fortes, macios e brilhantes. 

Se você oferece dietas secas – as rações para seu pet, também é possível deixar a saúde do seu amiguinho em dia. Converse com seu veterinário de confiança para ver qual melhor ração para as condições do seu pet. 

Caso queira introduzir uma alimentação natural na rotina do seu companheiro, também converse com seu veterinário sobre as melhores formas de introduzir a AN e quais são os melhores ingredientes para compor as receitas. 

  • Banhos regulares

É muito importante que seu cão ou gato tome banhos semanais, a limpeza dos pelos pode auxiliar a deixar a pele do animal sem irritações ou alergias. Porém, fique atento ao shampoo e condicionador utilizados.

Prefira marcas específicas para animais e testados por veterinários, o uso de shampoo e condicionador de uso pessoal do tutor pode causar alergias pois são químicas diferentes. 

Se seu pet for muito agitado, procure manter a calma e a paciência durante o banho dele, mostre a ele que o banho é um momento agradável e relaxante. Os banhos devem ser introduzidos na vida dos animais ainda filhotes, para acostumá-los e evitar qualquer desconforto.

  • Escovação

Mesmo que você leve seu cão ou gato para o pet shop para o banho e tosa, é importante que o hábito de escovação seja diário. 

Escovar os pelos dos animais diariamente evita o acumulo de pele e elimina os pelos mortos, alinha os pelos e desfaz nós e emaranhados que muitas vezes pode ser um incomodo para os pets. 

Existem vários tipos de pelagens, pensando nisso, trouxemos um guia utilizado por muitos pet shops e recomendado pelos veterinários. 

Pelos longos e lisos: gato Persa; cães Yorkshire, Lhasa Apso, Shiz tzu e entre outros.

  • Precisam de escovação diária ou 3x por semana;
  • Para pelagens muito compridas são indicados banhos semanais;
  • A tosa é feita conforme o crescimento dos fios, e de acordo com o gosto do tutor e deve ser feita mensalmente ou quinzenalmente.

Pelos frisados e cheios de ondas: gato Selkirk Rex; cães da raça Poodle.

  • Para permanecerem sem nós recomenda-se a escovação diária, trabalhando mecha por mecha;
  • Banhos e a tosa higiênica podem ser quinzenais ou semanais.

Pelos duros ou encaracolados: cães da raça Schnauzer

  • Esse tipo de pelagem para ser preservada utilizando a técnica de stripping (remoção). Com ela, o pelo cresce mais grosso, duro e áspero.
  • A escovação é feita uma vez por semana e a passada da escova tem que ser no sentido de crescimento do pelo.
  • Banhos devem ser semanais ou quinzenais. 

Pelos curtos: cães beagle, boxer, bulldog frânces e vira-latas

  • Pelagem curta cai mais do que as longas, assim para que a troca seja natural, escove diariamente;
  • Banhos quinzenais para manter a oleosidade natural.

Lembrando que a escovação deve ser um momento relaxante para o pet, pois é um ótimo jeito dos donos passarem um tempo dando atenção para seus bichinhos. Os animais costumam entender esse momento como uma troca de carinho e amor.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?