Veja os cuidados necessários com os Pets durante a pandemia e atividades para gastar energia dentro de casa.

 

(Fonte:Freepik)

 

Já são milhares de casos no mundo da doença e a principal recomendação do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) é clara, ficar em casa.

 

E quanto aos Pets? Em meio a tantas preocupações causadas pela pandemia, temos uma boa notícia: os Pets não contraem a Covid-19!

 

Existe o Coronavírus que atinge os cães, causando vomito e diarreia, mas os humanos são resistentes a esse vírus. Além disso, as vacinas múltiplas (V8 e V10) imunizam os cães dessa doença, que é completamente diferente da Covid-19.

 

A maioria dos cães estão acostumados a fazer caminhadas diárias, passeios ao parque, visitas a petshops e banho e tosa, etc. E apesar de estarem imunes a doença, são diretamente afetados pelo isolamento. E já que não podemos explicar para eles o que está acontecendo, temos que buscar todas as maneiras possíveis para proteger e entretê-los.

 

Para te ajudar, listamos os principais cuidados que devemos ter com os Pets durante a quarentena, e atividades para aproveitar da melhor maneira possível esse tempo juntos.

 

Mas atenção, se você está doente ou apresenta qualquer sintoma, a recomendação é que se mantenha isolado, inclusive dos pets! Ainda que eles não contraiam a doença, existe a possibilidade da pessoa infectada (ao tossir ou espirrar) espalhar as partículas com o vírus, e se outra pessoa tocar o pelo contaminado, pode haver contaminação.

 

Passeios

 

(Em quarentena, homem leva cão para passear de drone)

 

Calma, não precisa comprar um drone para passear com seu Pet. Se ele só faz xixi e cocô durante os passeios, você provavelmente não vai conseguir treiná-lo para fazer em casa logo nos primeiros dias.

 

Por isso é importante seguir algumas recomendações:

 

  • Faça passeios curtos, apenas para realizar as necessidades fisiológicas. Dar uma voltinha no quarteirão de 10 a 15 minutos são o suficiente.

  • Vá sozinho. A ideia é minimizar o máximo possível a circulação de pessoas.

  • Procure horários e locais mais tranquilos, para evitar o contato com outros pets e principalmente com outros tutores.

  • Use sapatinhos ou higienize as patas do animal quando voltar para a casa, evitando assim uma possível contaminação.

 

Banho e escovação

 

(Fonte:Freepik)

 

Os hábitos de higiene dos pets também devem ser reforçados neste período. A escovação feita diariamente, além de eliminar os pelos mortos, desembaraça a pelagem e remove os nós. O banho nos cães com pelo longo pode ser feito toda semana e para os cães de pelo curto, a cada 15 dias. Embora existam inúmeros estabelecimentos que contam com serviço a domicilio ou leva e traz, a orientação é que a higiene durante esse período seja feita em casa.

 

Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa:

 

  • Existem banheiras próprias para animais, mas para os pets pequenos, o banho pode ser feito na pia ou tanque, e para pets maiores, no banheiro. Não é aconselhado que seja feito no quintal usando a mangueira, pois a água fria não é uma boa opção. O ideal é que a água esteja morna.

 

  • Não use produtos humanos para evitar o risco de alergias. Existem shampoos específicos para os pets e cada um é relacionado a um tipo de pele e pelagem.

 

  • Preste atenção às dobrinhas do corpo, axila, almofada das patas e genitais, pois nesses locais é comum encontrar pulgas e carrapatos.

 

  • Mesmo que os produtos sejam desenvolvidos para animais, é preciso ter cuidado para evitar o contato com os olhos. Você pode colocar um pouco de algodão nas orelhas, para evitar que caia água dentro.

 

  • É muito importante secar bem os pelos após o banho, se o pet permitir, use um secador de cabelo, mas tenha cuidado com a temperatura para não queimar a pele do animal

 

  • Penteie enquanto seca, assim evita a formação de nós. Use pentes, escovas e rasqueadeiras de maneira firme, mas com cuidado e colocando a mão embaixo, para não arranhar a pele. Após o uso higienize os materiais.

 

Essa é uma excelente opção de passatempo entre você e seu pet. Você pode aproveitar o momento para observar mais atentamente a pele do seu animal, se ele não está com parasitas (pulgas e carrapatos), entre outros detalhes que acabam passando despercebidos no dia-a-dia.

 

Outra atividade que acaba sendo negligenciada, na falta de tempo no cotidiano, é a escovação dos dentes, que deve ser feita diariamente. Aproveite esse tempo disponível, adquira o hábito e mantenha depois que a quarentena acabar. O seu amigo agradece!

 

Brincadeiras e enriquecimento ambiental

 

(Fonte:Freepik)

 

Mesmo as brincadeiras clássicas, como de jogar e buscar bolinha, tem um papel fundamental nesse momento. Os pets que estão acostumados com uma rotina ativa, de passeios e atividades ao livre, vão precisar gastar essa energia de outras maneiras. Se você não tem um quintal onde podem brincar, ou mora em apartamento, subir e descer as escadas são uma alternativa de se exercitar com os pets.

 

Seu cão está acostumado a ter atenção quando você está em casa, então é natural que ele não entenda que você está trabalhando. Você pode estimular que ele brinque sozinho usando brinquedos interativos. São inúmeras opções no mercado de brinquedos onde você pode colocar alimentos, petiscos e ossos despertando o interesse do animal.

 

Se você não tem um desses em casa, sem problemas, não precisa sair para comprar. Basta usar uma garrafa, fazer furinhos e colocar a recompensa dentro. Seu pet vai passar um tempo entretido com este desafio. Essa é uma excelente forma de enriquecimento ambiental, estimulando a inteligência do animal.

 

Adestramento

Falando em estimular a inteligência, que tal aproveitar o tempo para ensinar alguns truques pro seu ‘Aumigo’?

 

Um bom começo é estimular o pet a usar o banheiro dentro de casa, evitando assim os passeios na rua. Mas, outros comandos simples podem ser treinados como: senta, fica e deita. Se não sabe como começar, que tal usar as dicas de um adestrador online? Sim, isso existe. No canal do youtube adestrador online você encontra vídeos com dicas para começar este processo.

 

 

 

Relaxamento

 

(Fonte:Freepik)

 

Os pets não sabem o que está acontecendo, mas com certeza entendem quando algo incomoda e preocupa os tutores e acabam assimilando o estresse. Por isso, além de dedicar um tempo gastando a energia acumulada, é importante também descansar juntos e relaxar. Você pode meditar junto com seu pet, existem playlists que usam cromoterapia e musicoterapia que você pode usar para auxiliar nesse momento.

 

A mudança repentina na rotina também pode acabar abatendo os animais e causar sintomas como hiperatividade, falta de apetite, ficar se coçando, lambendo e até mesmo se mordendo. Caso os sintomas persistam ou piorem, procure seu médico veterinário e marque uma consulta a domicílio.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?