A chegada de um filho mexe com a vida de todos os familiares, inclusive com a dos animais.
Sabemos que criar um Pet requer cuidado e dedicação, mas é fato que cuidar de um bebê dá muito mais trabalho. A chegada de um novo integrante causa diversas mudanças na rotina de uma família e manter a dupla função de pais e tutores pode parecer desafiador, mas de forma alguma devemos deixar nossos pets de lado nesse novo momento.
Ao contrário do que muitos pensam, preparar um pet para a chegada de um recém-nascido começa muito antes do nascimento. As mudanças que o cãozinho ou gatinho vão enfrentar, devem ser apresentadas aos poucos, desde o início da gestação, para que ele comece a associar os novos hábitos antes mesmo da vinda da maternidade.
A gestação
Naturalmente, ao descobrir uma gravidez o comportamento da mãe já começa a dar sinais de mudanças, e certas brincadeiras dos pets já não são mais tão bem-vindas por conta do cuidado com a barriga.
Nessa fase, é importante que a mamãe estabaleça limites e tente explicar aos “filhos peludos” sobre o momento que está passando e que está vindo um bebê por aí. Por mais estranho que pareça, é comprovado que os cães e gatos conseguem entender muito do que tentamos expressar. Então, esta “conversa” é o primeiro passo que deve ser tomado.
Novos hábitos
Se com a chegada do bebê seu cãozinho não vai continuar tendo acesso aos cômodos da casa que ele normalmente possui, comece a limitar o acesso ainda durante a gestação, permitindo a entrada dele apenas com a sua presença, por exemplo.
Conforme o quartinho do bebê for tomando forma, é importante que o pet tenha algum acesso a ele, para que ele fareje e conheça o local e se ambiente com todas aquelas novidades que estão por vir.
Continue dando atenção e carinho para seu amiguinho de quatro patas, normalmente os cães sentem que algo diferente está acontecendo com as mamães, então não tenha medo de deixá-lo perto da barriga. É importante não deixar que o cãozinho não associe o bebê como algo negativo.
O bebê chegou!
Assim que for para a maternidade, é de costume dos pais ficarem alguns diaslonge de casa. Nesse período, é de extrema importância ambientar o pet ao cheiro do bebê, antes que o recém-nascido saia do hospital, uma ótima solução para isso é levar as roupinhas que foram usadas na maternidade para o pet. Com isso, o cãozinho ou gatinho vai associar aquele cheiro quando o bebê for para a casa.
Também é bem visto, colocar a roupinha ou touquinha junto de alguns brinquedos para que o pet associe aquele cheiro como um momento feliz.
Já em casa, permita que o pet se aproxime de maneira cautelosa do bebê. A aproximação deve ser feita gradualmente e sempre com a presença de alguém por perto.
Um dos pontos mais importantes, é deixar que o pet participe da rotina do bebê. Deixando que ele fique por perto quando estiver cuidando e brincando com o recém-nascido.
Saúde do animal
Durante toda a gestação e após a chegada do bebê manter a saúde do bichinho de estimação é importantíssimo. Verificar se as vacinas estão em dia, manter uma rotina ao veterinário com frequência para realização de um check-up total para ter esse cuidado bom para o bebê que está por vir, mas também para o animal.
Um amigo verdadeiro
Todo contato entre bebê e pet deve ser avaliado e estudado pelo pediatra. Nos primeiros meses, em geral, recomenda-se evitar o contato direto ou pelo menos fazê-lo de maneira bem controlada.
Entre os três e seis meses de vida, o contato mais livre já pode acontecer, isso porque a criança já vai ter tomado as primeiras doses de vacina. Afinal, esse período geralmente é quando a criança começa a engatinhar e o evitar o contato passa a ser praticamente impossível.
Deixar o animalzinho o animal conhecer o bebê aos poucos é importante para ensinar e ressaltar as boas condutas do pet.
Com o tempo é de costume que ambas as partes associam esse contato como momentos alegres e uma nova amizade começa a surgir. Uma amizade verdadeira e para a vida inteira.
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?