A caixa de transporte pode ser usada para levar o seu pet em viagens, passeios ou visitas ao veterinário com segurança e conforto. É muito comum o uso desse acessório por tutores de gatos, mas o item pode ajudar muito no deslocamento de cães e nas viagens de avião chega a ser obrigatório.
Se está pensando em facilitar o transporte e dar mais segurança, ou mesmo se vai fazer uma viagem de avião e se viu diante da dúvida de como escolher caixa de transporte para cachorro ou gato, este artigo é pra você.
Continue a leitura e descubra que a caixa de transporte tem outras funções além de levar o pet de um lugar ao outro, conheça as regras da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), as orientações das principais companhias aéreas, e aprenda a escolher o transporte ideal.
Como escolher uma caixa de transporte adequada para o pet?
Para escolher a melhor caixa de transporte para seu pet, alguns itens precisam passar por uma verdadeira inspeção. Listamos eles para você conferir antes da compra:
Material resistente e adequado: O material deve ser resistente e adequado para a forma de transporte (entraremos nesse ponto mais adiante).
Qualidade e resistência: Avalie parafusos, encaixes, a base e a caixa como um todo. A melhor dica é: escolha uma caixa de transporte de uma marca que respeite as diretrizes da Associação Internacional de Transportes Aéreos.
Ventilação: A caixa de transporte precisa ter saídas de ventilação para que o animal fique confortável, fresco e consiga permanecer por muitas horas sem hiperventilar.
Segurança da porta: Seja de encaixe ou fixa, a porta da caixa de transporte precisa ter um sistema de fechamento que impeça a fuga do animal.
Tamanho da caixa: A caixa de transporte ideal deve ter o tamanho correto para as dimensões e o peso do pet.
Normas da IATA e regulamentos das cias aéreas para transporte de animais
IATA é a sigla para International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português. A organização internacional de linhas aéreas normatiza o transporte aéreo em todo o mundo, inclusive o transporte de animais.
A certificação da IATA ajuda a tornar as viagens de avião mais seguras e confortáveis para cães, gatos e outros pets. Cada companhia aérea soma a essas determinações, regras próprias que coincidem com as dimensões das aeronaves e procedimentos técnicos da equipe.
O tamanho ideal da caixa de transporte animal é aquele que permite que o peludo se vire lá sem dificuldades. A altura deve permitir que o pet não esbarre as orelhas no teto quando estiver em pé ou sentado.
Caso a sua intenção seja comprar uma caixa de transporte para viajar de avião com o animal para fora do país, é preciso seguir as regras da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), órgão regulador dos transportes aéreos:
- meça o comprimento do pet (do nariz até a cauda) – medida A;
- meça a distância do chão até o cotovelo – medida B;
- meça a largura do pet (ombro a ombro ou onde ele for mais largo) – medida C;
- meça a altura do chão até o topo da cabeça – medida D;
- Use a fórmula A+1/2B = comprimento da caixa de transporte (C);
- Cx2 = largura da caixa de transporte;
- D = altura da caixa de transporte.
Se a ideia é viajar pelo Brasil de avião com seu pet, cada empresa aérea pode ter as próprias regras sobre o tamanho da caixa de transporte e o peso do pet para ir na cabine ou no cargueiro. Entre em contato com a empresa aérea para tirar todas essas dúvidas.