Cães são suscetíveis a muitas doenças transmitidas pelo contato com infectados ou animais selvagens, mas muitas doenças são comuns e possuem tratamento ou podem ser prevenidas.
Desde a fase filhote os cães necessitam de cuidados com a sua saúde. Vacinas, vermífugos e anti parasitas são fundamentais para prevenir doenças comuns em cachorros. Mas mesmo com todos os cuidados, pode ser que uma hora eles fiquem doentes.
Mas diferente de nós, os cachorros não conseguem explicar o que está acontecendo com eles ou onde está doendo, por isso, é importante que os tutores saibam identificar algumas doenças comuns em cachorros.
Fique atento aos sinais
Todo tutor conhece muito bem seu pet, e isso é fundamental na hora de distinguir se o animal está com algum problema de saúde.
Afinal, quando existe algum problema, é comum ver o animal mais agitado, latindo, chorando ou com algum outro sintoma, como vômitos ou febre.
Portanto, é interessante conhecer as doenças que afetam os cães e saber identificar os sintomas. Mas ao notar que seu pet está diferente, procure um veterinário.
As cinco doenças mais comuns
Parvovirose: A parvovirose é uma das doenças mais comuns em cachorro. Por isso, é importante tomar bastante cuidado, já que esse problema é causado por um vírus e é extremamente contagioso. Entre os sintomas estão vômitos e diarreias, ambos podendo levar a um quadro sério de desidratação. Sendo assim, é uma doença de cachorro filhote muito perigosa, já que esses pets ainda possuem imunidade frágil.
Apesar da parvovirose ser motivo de preocupação para muitos tutores, não há razão para medo. Isso porque a vacina para cachorro polivalente já protege contra a doença.
Câncer: O câncer é um dos problemas mais comuns em humanos e em cachorros, podendo aparecer de diversas formas e em vários órgãos. Os mais comuns nos cães são câncer de pele, mama, intestino e fígado.
Infelizmente ainda não há um tratamento único e 100% eficiente para eliminar todos os tipo de câncer, mas já existem maneiras de regredir o tumor e garantir uma boa expectativa de vida para Pet.
Um ponto de atenção a ser considerado é que o câncer pode ser uma doença silenciosa, sendo assim, o diagnóstico precoce é a melhor forma de aumentar as chances de cura.
Obesidade: Apesar de um cachorro gordinho ser muito fofo, muitos quilinhos a mais podem causar sérias complicações de saúde aos pets.
Alguns exemplos são problemas na pele, diabetes, artrite e doenças do coração. Controlar a obesidade não tem segredo: alimentação balanceada e exercícios. Apesar de parecer simples, é um trabalho diário que pode durar alguns meses. Mas o cãozinho com certeza vai agradecer o cuidado!
Otite: A otite é uma infecção de ouvido que pode ser de origem parasitária, fúngica ou seborréica. Em situações mais graves, pode levar a perda da audição. Mas seus sintomas incluem coceiras, vermelhidão no canal auditivo, secreção e mal cheiro.
A otite pode ser simples e fácil de tratar quando identificada a tempo, o tratamento é feito à base de anti-inflamatórios e limpezas auriculares.
Gripe canina: Nos animais a gripe pode atingir o sistema respiratório, evoluindo para pneumonia e colocando a vida de pet em risco.
A doença ataca quando os cães estão com a imunidade baixa, sendo causada por vírus, bactérias e fungos. Causando tosse, corrimento nasal, espirros, febre, letargia e falta de apetite.
O tratamento para a gripe é feito com medicamentos específicos, recomendados pelo veterinário. Para evitar a doença, é fundamental deixar o pet longe de ambientes úmidos, do frio e da chuva.
O melhor tratamento é a prevenção!
Independentemente da enfermidade, um veterinário sempre deve ser consultado. Mas como o melhor é prevenir, alguns cuidados básicos no dia a dia podem ser tomados:
- Oferecer uma alimentação de qualidade;
- Manter a carteirinha de vacinação em dia;
- Aplicar todos os vermífugos;
- Realizar exercícios diários,
- Levar o pet ao veterinário regularmente.
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?