Saiba a importância de cuidar da higiene bucal do seu amiguinho de quatro patas!
Estudos dizem que cerca 80% dos animais desenvolvem doenças periodontais até os dois anos de idade, e que apenas 10% dos tutores tem o hábito de escovar os dentes de seus pets.
Alguns problemas bucais frequentes na maioria dos cães e gatos:
- Periodontite: ocorre quando o tártaro se acumula, acarretando inflamação e retração gengival (com ou sem sangramento);
- Lesão Reabsortiva dos Felinos (LRF): considerada como a cárie dos gatos;
- Fratura dentária: o trauma expõe a polpa do dente, estrutura interna constituída por vasos sanguíneos e nervos, e costuma acontecer mais nos dentes caninos;
- Complexo Gengivite-Estomatite-Faringite (CGEF): é caracterizada por lesões hiperêmicas (com sangramento) que formam úlceras na região dos arcos glossopalatinos, uma parte mais posterior da boca do gatinho.
Para que essas doenças citadas acima não seja um problema, é importante que a higiene bucal do seu pet fique em dia, que pode ser feita com o uso de petiscos funcionais, enxaguantes bucais de uso veterinário, escovação e é claro, visitas regulares ao veterinário de confiança. Mas como inserir esses hábitos na rotina do animal?
- Comece desde cedoSe o seu pet ainda é filhote, melhor ainda! Começar uma rotina de escovação desde pequeno, além de acostumar o pet ao hábito, estimula o sentimento de prazer.
A dica é fazer uso de uma “dedeira”, além de ser mais agradável também transforma o momento de brincadeira para seu pet.
Se o seu pet já tem um pouco mais de idade, a dica é começar a escovação dos cães e gatos aos poucos, para que ele se acostume com a novidade.
- Escovação diáriaA higiene dos dentinhos deve ocorrer pelo menos uma vez ao dia, com uma escova de cerdas macias e creme dental de uso veterinário.
Uma higiene regular é a melhor forma de prevenção ao tártaro, que além de causar um mau hálito, também pode trazer complicações desconfortáveis ao pet.
Se notar que seu cão ou gato está com tártaro, o certo é procurar um médico veterinário com urgência, pois a única forma de remover todo o tártaro é a limpeza dos dentes, sob anestesia.
- Cuidado com a alimentaçãoA alimentação é um fator importantíssimo para a saúde bucal dos pets, uma comida saudável e natural, com ingredientes na medida correta auxilia como prevenção a determinadas doenças. Também deve ficar atento aos petiscos, que devem ser especificos para os animais.
- Brinquedos e ossos recreativos
Brinquedos de plástico e ossos recreativos qe os cães podem roer também auxiliar na limpexa dos dentes. Mas lembre-se ambos devem ser ofereceiso com supervisão - Visitas ao veterinárioÉ importante que o seu amiguinho vá ao veterinário pelo menos uma vez por ano para exames de rotina. O veterinário também poderá dizer se a higiene bucal está sendo realizada da forma correta e se é necessário um procedimento de limpeza de tártaro.
Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?