Castrar cães e gatos pode ajudar no controle populacional de animais, além de, trazer alguns benefícios para os animais.

 

Cada profissional possui abordagens e opiniões diferentes sobre cada assunto, e o melhor diagnóstico é aquele dado pelo profissional que acompanha seu pet.
De qualquer forma, muitos profissionais concordam que quando indicada, a castração pode trazer benefícios para a sáude os animais. 

Ainda existem muitos mitos em torno da castração, é verdade. Uma das lendas mais comuns é que as fêmeas devem ter uma ninhada antes de serem castradas, já no caso dos animais machos, diz-se que eles se tornam tristes e frustrados por não conseguirem mais cruzarem. A realidade é que os cães e gatos agem naturalmente por instinto e estão mais sujeitos à frustação se não forem castrados.

A castração traz uma série de benefícios para os animais de estimação. Uma delas é o controle de superpopulação de animais domésticos, muitos tutores não possuem condições de cuidar de muitos pets de uma vez e acabam colocando as ninhadas em centros de adoção animal. E embora seja crime, a taxa de abandono animal ainda é grande no Brasil. 

Imagine se esses cães ficam pelas ruas, que infelizmente não conseguem um lar, não fossem castrados? Eles se reproduziriam em grande escala, tornando cada vez mais difícil o trabalho de ONGs que trabalham em serviço dos animais e dos Centro de Zoonoses.

Por outro lado, a castração animal pode trazer diversos benefícios para a saúde dos nossos pets. Castrar nosso animal quando idnicado pelo veterinário que o acpmanha, é um ato de responsabilidade, pois estaremos prevenindo possíveis doenças.

Destacamos alguns benefícios da castração animal para animais fêmeas e machos, confira.

Fêmeas:

  • Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. 
  • As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

 

Machos:

  • Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
  • Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

Uma vez que seu cão ou gato está castrado, o animal fica mais dócil, facilitando a interação e reduzindo problemas de estresse, lambedura excessiva, ansiedade e comportamentos agressivos.

Outro ponto para ficar atento é a alimentação em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Então é importante que converse com seu veterinário de confiança para estar vendo a quantidade e quais comidas pode oferecer para seu amiguinho peludo.

Além disso, um veterinário poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e atender das necessidades específicas do seu cão ou gato.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?