O intestino é responsável por controlar cerca de 70% da imunidade do corpo do animal e a alimentação é o principal fator para a saúde do órgão.

 

young caucasian woman on bed working on laptop. Cute small dog lying besides. Love for animals and technology concept. Lifestyle indoors

O intestino é um órgão de extrema importância para o cão, pois é ele quem ajuda a controlar a maior parte da imunidade do cão. Por esse motivo é muito importante cuidar da saúde intestinal do animal independe da doença que ele tiver.

Melhorando o intestino, automaticamente melhora-se a imunidade, atuando positivamente sobre todas as doenças. O intestino dos animais possui funções como: digestão, absorção de nutrientes, excreção, destoxificação do corpo animal e ajuda no controle da imunidade e das funções neurológicas, pois 90% da serotonina é produzida no intestino pelas bactérias boas que existem na microbiota intestinal do cão. 

Além disso, o órgão é responsável pela produção de alguns hormônios e funciona como uma grande membrana seletiva que permite a entrada de nutrientes impedindo a entrada de toxinas, bactérias e alimentos íntegros. Ou seja, o intestino escolhe o que tem que ser absorvido e o que tem que ser excretado, caso haja a perda seletiva dessa membrana, a mesma vai estar aberta para outros tipos de doenças. 

A microbiota intestinal é formada por bactérias boas e ruins, um cão com boa saúde apresenta em sua microbiota 80% de bactérias boas e 20% de bactérias ruins. Os bons níveis de bactérias boas na microbiota dependem diretamente do alimento ingerido pelo animal.

No dia a dia é comum vermos casos de animais com lesões na narina. Otite crônica, dermatite podal resultantes de uma alimentação inadequada. Para fornecer saúde ao intestino do animal é importante equilibrar os níveis de fibra no organismo animal.

As fibras são carboidratos estruturais formados por polissacarídeos e lignina, as enzimas do trato digestivo dos pets não conseguem quebrar as fibras. Sendo assim, elas agem na parede intestinal desses animais por meio da fermentação realizada pelos microrganismos presentes no TGI. Através disso, são produzidos ácidos graxos de cadeia curta e ácidos graxos voláteis, trazendo benéficos para o animal, como no fornecimento de energia para as células do cólon.

As fibras podem ser divididas entre solúveis e insolúveis. As solúveis têm a capacidade de se misturar na água, agem no intestino reduzindo o tempo de trânsito intestinal e aumentando a fermentação e a proliferação de boas bactérias. Essas fibras podem ser encontradas em alimentos como: cenoura, mandioca, beterraba e lentilha. 

Já as fibras insolúveis mão tem a capacidade de se misturar na água, elas facilitam a evacuação, reduzem o risco de câncer no intestino por absorção de toxinas e também o tempo em que as paredes intestinais ficam expostas aos alimentos. Os exemplos de alimentos tico em fibras insolúveis são o feijão e abóbora. 

Lembrando que se o intestino do seu pet não estiver saudável, é muito provável que ele não irá expressar saúde e vitalidade. Então é importante que as consultas com um médico veterinário e exames de rotina, sejam realizados pelo menos 2 vezes ao ano, dependendo da idade do seu cão, para que possíveis doenças possam ser identificadas ainda no início. 

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?