Não é tão comum como com os gatos, mas cachorro enjoa da alimentação. Podemos até pensar que isso já é esperado, pois eles comem o mesmo alimento dia após dia. No entanto, o paladar dos cães é diferente do nosso e, por isso, enjoar de alimentos não é assim tão comum.

Enquanto nós sentimos uma enorme variedade de sabores, o paladar do cachorro é muito mais limitado. Por isso, os cães comem praticamente qualquer coisa. Isso acontece por causa do número de papilas gustativas presentes na língua dos cães ser infinitamente menor do que no nosso organismo. É menor até do que nos gatos!

Apesar de incomum, o cachorro pode enjoar da atual alimentação. Vamos conhecer alguns dos motivos mais prováveis e como solucioná-los?

1.     Problemas de saúde

Quando os animais não se sentem bem, um dos primeiros sintomas é parar de comer. Isso acontece por diversos motivos, como dor, redução na sensibilidade dos sabores, entre outros. Se você perceber outros sintomas, como apatia, reações de dor ou mudanças comportamentais, procure um médico veterinário.

2.     Estabeleça uma rotina

Deixar o alimento disponível por apenas uma hora é uma boa forma de não deixar que ele murche, mas também ajuda a estabelecer uma rotina de alimentação. Tenha horários para oferecer alimento ao pet e repita isso diariamente. Se ele não comer, retire o comedouro e só coloque novamente no próximo horário.

3.     Evite exageros com petiscos

Você pensa que o cachorro enjoou da ração, mas na verdade ele está com a barriguinha cheia. Isso é muito comum em cães que ganham muitos petiscos ao longo do dia.

Apesar de ser um mimo que eles adoram, os petiscos não possuem a composição nutricional completa e, por isso, não substituem a ração. Prefira sempre a ração para cachorro!

4.     Alimentação pouco palatável

Alguns alimentos são mais palatáveis do que outros. Além de aumentar a apetite do pet, ao dar um alimento de qualidade superior, você ainda proporciona mais saúde ao bichinho.

5.     Cachorro enjoa da ração por causa do local do comedouro

Assim como nós gostamos de nos alimentar em ambientes limpos e tranquilos, os cães também preferem. Preparamos uma lista com algumas orientações:

  • Nunca deixe o comedouro e o bebedouro próximos ao tapete higiênico;
  • Evite deixar os potinhos em corredores e passagens;
  • Não deixe o comedouro no sol;
  • Caso você tenha mais de um cão, distribuía os comedouros em cômodos diferentes.

6.     Altura do comedouro

E não é só o lugar onde o comedouro é deixado que faz com que o cachorro enjoe da alimentação. Cães de porte grande ou idosos podem ter dificuldades em se alimentar com o potinho no chão. Nesses casos, aposte nos comedouros elevados.

7.   Está muito calor

Dias quentes podem tirar a apetite do cachorro e fazer com que pareça que ele está enjoado da comidinha.