Por incrível que pareça, os animais também podem apresentar alergias e alguns tipos de alimento ou até mesmo a alimentação atual. Essas alergias podem se manifestar de diversas formas, preocupando muitos tutores, afinal  tudo o que queremos é o bem-estar dos nossos amiguinhos de quatro patas, não é mesmo?

As alergias em cães, e até mesmo em gatos, são um problema cada vez mais comum e também motivo de várias consultas com o médico veterinário para acompanhar a evolução do estado de saúde dos pets e mantê-los longe das irritações. 

Mas, afinal, o que é a ração hipoalergênica?

Primeiramente, é importante explicar o que é hipoalergênico. Um produto com essa característica é produzido sem ou com menor quantidade de componentes que podem causar alergias ou intolerância. 

Como esses elementos são essenciais para uma alimentação saudável, a alimentação hipoalergênica é feita com proteínas que atuam como substitutas para desviar a atenção do organismo do bichinho em relação à alergia. É muito comum que essas proteínas venham de carnes nobres, como cordeiro, avestruz e peixe.

Essas dietas fazem parte de uma alimentação natural para cães, pois além de ingredientes pouco alergênicos, aqui na Fresh4Pet elas são produzidas com zero conservante. E é importante que o tutor só utilize esse tipo de alimento caso o bichinho realmente precise, pois ele pode ter grande quantidade de glúten e menos proteínas do que as alimentações convencionais.

A diferença entre alergia e intolerância

Quando o corpo do pet reage ao receber um alimento, chamamos isso de alergia alimentar. Já a intolerância tem reações após a ingestão e acontece quando o organismo do bichinho não aceita um ingrediente específico. Muitas vezes, as alergias têm sua origem na intolerância.

Certas raças de cães, há uma maior predisposição genética a diversos tipos de  alergias, por isso, devem ser assistidas de perto. Alguns exemplos dessas raças são Pugs, Poodles e Yorkshires. 

Como inserir a ração hipoalergênica na alimentação do pet

A mudança na alimentação do bichinho com a presença da ração hipoalergênica deve ser feita de forma gradual, aumentando a quantidade aos poucos. O tutor deve ter paciência, pois essa nova rotina pode ser muito complicada para os pets, principalmente gatos que são extremamente apegados ao dia a dia que conhecem.

Outra dica muito eficiente é a mistura da nova alimentação com a que os pets já estão acostumados. Assim, o tutor ajuda na transição alimentar e na diferença de sabores que eles vão sentir, reforçando a mudança gradual.

Dietas para Cães alérgicos da Fresh4Pet

Muitos donos de pets alérgicos têm relatado significativa melhora do quadro de coceiras e de lesões de pele algum tempo após a introdução de Alimentação Natural.

Entretanto, algumas proteínas de origem animal (e em especial as mais comuns, como Carne Bovina e Frango) podem ser as causadoras de quadros alérgicos, e muitos veterinários e tutores relatam melhoras com a mudança da fonte proteica para proteínas alternativas e/ou exóticas. Na Fresh4Pet temos um vasto cardápio com alternativas diferentes como: Lombo Suíno, Cordeiro, Avestruz e Peixe. 

Quer conhecer um pouco das características e benefícios destas proteínas?

  • Lombo Suíno: Excelente fonte de L-carnitina, glutationa e aumenta o ganho de massa muscular. É uma proteína considerada hipoalergênica. Ou seja, não possui substâncias que costumam causar reações alérgicas. A carne de porco possui hipersensibilidade de apenas 15% contra 80% da carne bovina.
  • Cordeiro: Fonte de proteína com alto valor biológico e digestibilidade, ela também contém aminoácidos essenciais para o crescimento e reconstituição dos tecidos musculares, por isso além de ser altamente indicada para alérgicos, ela é também indicada para cães idosos.
  • Peixe: Dietas elaboradas com a proteína de peixe costumam proporcionar alta digestibilidade e tem níveis balanceados de ômegas 3 e 6, que contribuem para nutrição da pele e qualidade da pelagem, sendo uma excelente opção para cães alérgicos.
  • Avestruz: Uma das vantagens da carne de avestruz é que, mesmo sendo vermelha com a de boi, possui as mesmas características das carnes brancas, com uma grande quantidade de ferro, ômega 6 e baixa taxa de colesterol e gordura.

Lembrando que para fazer qualquer alteração na alimentação do seu Pet, é recomendado que um médico veterinário faça o acompanhamento do seu animal. 

Todas as proteínas citadas acima estão presentes em diferentes receitas das nossas Linha Adult e Health Care da Fresh4Pet!