Mudanças bem planejadas e de maneira gradual podem trazer ótimos resultados para a saúde do pet.

Se você já se perguntou qual é a melhor forma de fazer a transição de alimentos para o seu cão, este é um ótimo sinal! Isso indica que você se preocupa com a saúde e bem-estar do seu pet.

Há um ditado muito conhecido que diz: “nós somos o que comemos”. Sabemos, de acordo com estudos, que esse ditado reflete a realidade, a alimentação tem um papel fundamental em nossa saúde e isso também vale para os nossos pets.

Para eles, isso se torna ainda mais importante se pensarmos que nós, humanos, somos os responsáveis pela escolha dos alimentos que nossos pets vão consumir. Sem dúvida, queremos que eles estejam bem alimentados, mas principalmente que este alimento tenha influência positiva em sua saúde, bem-estar e longevidade.

Por isso, ainda que a mudança seja positiva em termos nutricionais, é indispensável que ela seja feita da maneira certa para que traga resultados positivos a curto, médio e longo prazo.

Atualmente, os alimentos estão cada vez mais específicos para as necessidades dos pets, por exemplo, são adaptados à idade, raças, sensibilidades, estado fisiológico, estilo de vida, condição de saúde. Isso significa que se pode ter uma probabilidade cada vez maior de alterar o alimento ao longo da vida do pet.

Ao se fazer a troca de alimento é preciso ter cuidado para não causar reações adversas ao organismo dos pets. Trocas repentinas podem gerar desconforto digestivo, inclusive quadros de vômito e diarreia e podem causar estresse e aversão ao novo alimento.

A introdução de um novo alimento deve ser realizada lentamente para facilitar a adaptação com segurança e cuidado e deve ser feita gradativamente ao longo de pelo menos 7 dias. Introduza pequenas porcentagens da nova dieta, aumentando gradualmente a proporção até que o pet faça a transição completa para o novo alimento da seguinte forma:

Dia  1 – 80% do alimento anterior + 20% do alimento novo

Dias 2 – 60% do alimento anterior + 40% do alimento novo

Dias 3 – 40% do alimento anterior + 60% do alimento novo

Dia 4 – 20% do alimento anterior + 80% do alimento novo

Dia 5 – 100% do alimento novo

É recomendado manter a rotina de alimentação, nos mesmos horários e ambientes das refeições.

Ei, já pensou em alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?