O câncer de mama em cadelas é uma doença que preocupa muitos tutores desses animaizinhos. Entenda tudo sobre esta doença, sintomas e tratamentos.

O câncer de mama em cadelas é uma doença que preocupa muitos tutores desses animaizinhos. Isso porque a incidência é altíssima – maior até que o número de câncer de mama em mulheres – e se trata de um dos principais tipos de tumor em cães.

A doença atinge cerca de 45% das cadelas, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

A boa notícia é que tumores encontrados nas mamas podem ser benignos e a oncologia veterinária tem avançado cada vez mais em relação às possibilidades de prevenção e cura.

Para cuidar bem da sua cadelinha, hoje vamos explicar tudo sobre esta doença, como identificar câncer de mama em cadelas e como são feitos os tratamentos. Vamos lá?

Vamos entender desde o ínicio!

O câncer de mama em cadelas pode se desenvolver rapidamente num curto período de tempo, com o tumor podendo duplicar de tamanho em cerca de um mês. Um ponto importante é que, embora possam aparecer em qualquer das cinco glândulas mamárias, os tumores ocorrem mais frequentemente na 4ª e 5ª glândula, as duas últimas, de ambos os lados.

Um ponto a se observar é que, tumores malignos crescem rápido, tem uma forma irregular, e estão firmemente aderidos à pele ou ao músculo. Além disso, podem sangrar ou ulcerar. Por outro lado, os benignos são pequenos e crescem lentamente.

A biópsia ou a remoção total do tumor, e posterior envio para análise, são sempre necessários para saber se um tumor é maligno ou benigno. Esses procedimentos são importantes pois os tumores mais agressivos podem espalhar-se para os gânglios, podendo chegar até os pulmões.

Quais são os sintomas?

A melhor maneira de identificar o câncer de mama em cadelas é fazendo a visita periódica ao veterinário. Os exames clínicos são fundamentais para detectar a doença logo no início, o que confere mais chances de recuperação.

Você também pode ficar atento aos sinais da sua cadela, como:

  • Presença de caroços nas mamas (ou próximo à barriga). Para identificar, pressione os dedos levemente sobre a região, algo similar ao autoexame de toque em mulheres
  • Inchaço das mamas
  • Liberação de secreções com mau cheiro pelos caroços
  • Mudanças de comportamento na sua cadela, como ficar apática ou até mais agitada. Afinal, câncer de mama em cadelas dói e incomoda, em certos casos.

Há também os casos em que os sintomas não se manifestam rapidamente e o tumor pode se desenvolver de forma silenciosa, chegando a até mais de 15 centímetros de diâmetro. É por isso que é tão importante contar com a ajuda do médico veterinário.

Como é feito o diagnóstico?

Na clínica, o veterinário fará os exames clínicos normais e a palpação na região mamária, além da coleta de uma amostra do nódulo, por meio de exames citológicos.

Caso o tumor seja detectado, avançam-se as investigações realizando exames de imagem, como tomografias, ultrassom, radiografias, além de hemograma (exame de sangue) e biópsias.

Essas avaliações poderão revelar o estágio da doença e se é benigno ou maligno, o que irá indicar o tratamento adequado.

Tratamento

O câncer de mama em cadelas tem cura, principalmente se o diagnóstico for precoce, possibilitando que a cadela continue vivendo com qualidade.

A primeira opção é a cirurgia, na qual se remove o tumor e a cadeia mamária, realizando também a castração caso esta ainda não tenha sido realizada. Em casos mais graves e avançados, recomenda-se a quimioterapia.

Após o tratamento, é necessário acompanhamento e prevenção contra a metástase e a reincidência.

Caso ocorra a metástase, quando o tumor se espalha para outras partes do corpo, torna-se mais difícil a recuperação e aumenta-se o índice de mortalidade das cadelas. Nessa situação o melhor a se fazer é dar carinho e proporcionar bem-estar ao animal para amenizar o sofrimento.

É bom lembrar que não existe um remédio para câncer de mama em cadelas, mas, caso ela faça a cirurgia, serão receitados medicamentos como anti-inflamatório, antibiótico e analgésicos (para dor).

Como evitar câncer de mama em cadelas?

O câncer de mama não pode ser exatamente prevenido, já que conta com muitos determinantes para seu aparecimento.

Existem, porém, algumas atitudes que ajudam a evitá-lo, como a castração antes do primeiro cio. Pesquisas indicam que cadelas castradas apresentam apenas 0,05% de chances de desenvolver a doença, enquanto as não castradas têm de 8 a 25% de probabilidade.

Também não é indicado dar medicamentos contraceptivos, vacinas que impedem o cio e outras substâncias que vão gerar alterações nos hormônios sexuais.

Além disso, como já falamos, o ideal é realizar um check-up uma ou duas vezes ao ano com o veterinário, para se certificar que está tudo bem ou tomar as providências necessárias o quanto antes.

Ei, já pensou em alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?