Cada dia mais, percebemos que a busca por uma alimentação natural e saudável tem crescido. Seja por conta de dieta, restrição médica ou mesmo para diminuir a quantidade de industrializados.

Alimentação natural, ou simplesmente AN, é um termo que tem sido bastante utilizado no meio pet, vem conquistando um crescente número de adeptos em todo o mundo e  parece ter vindo para ficar.

Conheça os grupos alimentares utilizados na alimentação dos pets

A alimentação natural para pets é uma dieta balanceada composta por ingredientes naturais. Nesse tipo de dieta, não são usados alimentos processados e massivamente industrializados. Os únicos processos aos quais os pratos da AN são submetidos são o cozimento e congelamento.

Existem estudos que comprovam que a ração não consegue oferecer todos os nutrientes que os pets precisam diariamente. Por isso, é importante fazer uso da alimentação natural e suplementada, conforme a necessidade de cada animal.

A composição nutricional da dieta natural deve conter nutrientes necessários para os pets se manterem saudáveis.

Confira os principais grupos que são essenciais para os Pets:

Carboidratos

O grupo dos carboidratos é formado por tubérculos e cereais. Neles são encontrados a glicose, principal fonte de energia para o organismo. Em geral, eles são usados no cardápio dos pets para manter um equilíbrio em relação à quantidade de proteína.

Os carboidratos mais utilizados na alimentação natural para pets são: arroz (branco, integral e parboilizado), batata doce, batata baroa, inhame e lentilha.

Fibras

As fibras são um dos grupos alimentares com característica reguladora. Ou seja, eles são responsáveis por regular as funções do corpo, atuar no sistema imunológico e facilitar a digestão. Em suma, os alimentos fibrosos são as frutas, legumes e verduras.

Os principais ingredientes ricos em fibras que aparecem na alimentação natural para pets são: cenoura, tomate, abobrinha, vagem, ervilha, pepino, chuchu, brócolis, etc.

Proteínas

Alimentos proteicos fazem parte dos grupos alimentares chamados de construtores. As proteínas podem ter origem animal (carnes e ovos) ou vegetal (feijões e leguminosas). Elas ajudam a manter o fortalecimento de ossos e músculos, bem como auxiliam na cicatrização de ferimentos.

As proteínas devem ser ingeridas por nós, pets, em quantidades moderadas, pois elas são ricas em gorduras saturadas e colesterol. Os alimentos proteicos que devemos consumir são carne bovina, suína, de ave e peixe, vísceras de animais e ovos.

Lipídios

Os lipídios são formados por óleos e gorduras. Portanto, devem ser consumidos com moderação pelos pets. Suas principais funções são: transporte de vitaminas do complexo B, reserva energética e isolante térmico.

O ideal é oferecer ao seu animalzinho alimentos com fontes de gorduras boas, como óleo vegetal, de linhaça e de coco e azeite de oliva extravirgem. Esses alimentos também devem estar presentes na alimentação natural do seu pet!

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?