Uma queixa comum dos tutores de Pets é quando o seu cão enjoa da alimentação. Para donos de felinos, esse problema não é tão comum, mas pode acontecer.
Para se ter uma ideia, os cães possuem cerca de 1.700 papilas gustativas. Nós, seres humanos, contamos com mais de 9 mil estruturas desse tipo! Por outro lado, os cachorros possuem outros sentidos bem mais aguçados em comparação com os nossos; como é o caso da audição e do olfato.
Apesar de não acontecer com frequência, cães e gatos podem enjoar da alimentação. Vamos conhecer os 10 motivos mais prováveis e como solucioná-los?
1. Problemas de saúde
Quando os animais não se sentem bem, um dos primeiros sintomas é parar de comer. Isso acontece por diversos motivos, como dor, redução na sensibilidade dos sabores, entre outros. Se você perceber outros sintomas, como apatia, reações de dor ou mudanças comportamentais, procure um médico veterinário.
2. Cachorro enjoa de ração murcha ou alimentação natural com com gosto estranho
Enquanto alguns cães comem qualquer coisa que avistam na frente, outros são um pouco mais seletivos. É bastante comum a recusa de alimentos murchos ou velhos. Armazenar o pacote de ração e/ou de alimentação natural de forma adequada é fundamental para manter o alimento fresco e saboroso.
Além disso, evite deixar a comida o dia todo no comedouro. Busque colocar apenas próximo da hora de comer e tirar alguns minutos depois caso o Pet não vá comer.
3. Estabeleça uma rotina
Deixar o alimento disponível por apenas uma hora é uma boa forma de não deixar que ele murche, mas também ajuda a estabelecer uma rotina de alimentação. Tenha horários para oferecer alimento ao pet e repita isso diariamente. Se ele não comer, retire o comedouro e só coloque novamente no próximo horário.
4. Evite exageros com petiscos
Você pensa que o cachorro enjoou da comida, mas na verdade ele está com a barriguinha cheia. Isso é muito comum em cães que ganham muitos petiscos ao longo do dia.
Apesar de ser um mimo que eles adoram, os petiscos não possuem a composição nutricional completa e, por isso, não substituem a ração. Prefira sempre a ração para cachorro!
5. Alimentação pouco palatável
Alguns alimentos são mais palatáveis do que outros. Além de aumentar a apetite do pet, ao dar um alimento de qualidade superior, você ainda proporciona mais saúde ao bichinho.
6. Cachorro enjoa por causa do local do comedouro
Assim como nós gostamos de nos alimentar em ambientes limpos e tranquilos, os cães também preferem. Você acha que o cachorro enjoa da comidinha, quando na verdade ele está recusando o local onde ela é servida. Preparamos uma lista com algumas orientações:
- Nunca deixe o comedouro e o bebedouro próximos ao tapete higiênico;
- Evite deixar os potinhos em corredores e passagens;
- Não deixe o comedouro no sol;
- Caso você tenha mais de um cão, distribuía os comedouros em cômodos diferentes.
7. Altura do comedouro
E não é só o lugar onde o comedouro é deixado que faz com que o cachorro enjoe. Cães de porte grande ou idosos podem ter dificuldades em se alimentar com o potinho no chão. Nesses casos, aposte nos comedouros elevados.
8. “Meu cachorro enjoou da ração ou está distraído?”
Sim! Os cães podem se distrair e acabar não comendo a ração. Além das dicas listadas acima para escolher o local onde colocar o comedouro, prefira cômodos mais tranquilos. Em alguns casos, é necessário até isolar o cachorro durante a hora da refeição.
9. Varie os sabores
Cães mais exigentes podem realmente enjoar da alimentação natural. A dica nesses casos é variar o sabor do alimento. Para ajudar nessa organização é possível fazer uma Assinatura Fresh4Pet com variedades de sabores para intercalar entre os dias.
10. Está muito calor
Dias quentes podem tirar a apetite do cachorro e fazer com que pareça que ele está enjoado. Se as temperaturas estão altas, você pode umedecer o alimento e congelar para que ele se refresque e alimente ao mesmo tempo.
Ei, já pensou em alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?