Os sintomas da doença do carrapato não passam despercebidos nunca. Essa é uma das enfermidades mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os animais. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea do cãozinho e os sintomas variam de acordo com o grau da doença, por isso todo cuidado é pouco.
A doença do carrapato pode causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro.
O que é doença do carrapato?
Não é raro ouvir alguém contar que o cão da família tem ou já teve esse problema de saúde, mas, afinal, o que é doença do carrapato? Para começar, saiba que o carrapato é um aracnídeo que parasita animais de estimação.
O carrapato que comumente parasita os cães é o Rhipicephalus sanguineus e pode transmitir inúmeros microrganismos patogênicos.
No entanto, no Brasil, quando alguém usa a expressão “doença do carrapato em cachorro” está se referindo basicamente a dois tipos de infecção:
- Erliquiose, causada pela ehrlichia, uma bactéria;
- Babesiose, causada pela babesia, um protozoário.
Ambos são transmitidos pelo Rhipicephalus sanguineus, um carrapato frequente nas grandes cidades. Além disso, embora costume parasitar principalmente os cães, esse microrganismo também gosta de nós, humanos.
Como todo carrapato, ele é um hematófago obrigatório, ou seja, precisa sugar o sangue do hospedeiro para sobreviver. É a partir disso que ele transmite os agentes causadores da doença do carrapato em cachorro.
Quais os sintomas da doença do carrapato?
Se você já ouviu falar da doença do carrapato, os sintomas certamente devem ser uma das suas maiores preocupações. O que poucas pessoas sabem é que os sinais clínicos vão depender da doença que foi transmitida para o animal, mas há sintomas em comum entre os dois quadros. Os principais sintomas da doença do carrapato em cachorro encontrados em suas duas apresentações são:
- febre
- apatia
- anorexia
- perda de peso
Na Babesiose, dependendo do grau de destruição dos eritrócitos, o animal pode apresentar coloração amarelada da pele e/ou mucosas, também conhecida como icterícia em cães. Por outro lado, quando é a erliquiose a doença do carrapato em cachorro, sintomas incluem:
- distúrbios da coagulação, como manchas vermelhas espalhadas pelo corpo e sangramento nasal
- alterações oftalmológicas
alterações neurológicas (menos comum)
Doença do carrapato tem cura?
A doença do carrapato em cachorro sempre deixa os tutores preocupados, e uma das maiores dúvidas é se o problema é curável ou não. A resposta é positiva! Sim, a doença do carrapato tem cura. Quanto antes o animal for diagnosticado, maior as chances de cura da doença do carrapato. O recomendado é agir rapidamente e levar o animal ao veterinário logo após o aparecimento dos primeiros sintomas.
O tratamento vai variar de acordo com o tipo de microrganismo causador, com a fase da doença e com as alterações laboratoriais encontradas.