Se você tem um pet em casa, já imagina: cachorro quieto e triste é porque, provavelmente, tem algo de errado.

Afinal, todos os dias você chega do trabalho e lá está ele abanando o rabinho. A hora de passear é sempre uma festa! Vai dar ração, ele fica agitado, late, corre de um lado para o outro. Então, se ele muda o comportamento, você logo percebe que pode ser algum sintoma.

Aliás, eles são dotados de um grande repertório de emoções – e esse é um dos principais motivos que os tornam grandes companheiros para as famílias. E, até certo ponto, esse comportamento pode ser um recurso que o cão descobriu para obter o que deseja. Ele sabe que nós não resistimos àquela carinha de pidão sofredor!

Nenhum cachorro é igual a outro. Enquanto algumas raças são conhecidas por serem hiperativas, como o Border Collie, outras, como o Buldogue inglês, fizeram fama por serem muito preguiçosas. 

Dentro de uma mesma raça, porém, os cães também têm temperamentos diferentes, influenciados por fatores como idade e adestramento. Conhecer a personalidade do seu amigo, portanto, é o primeiro passo para reconhecer a depressão em cachorro. Além disso, fique atento aos seguintes sinais:

  • perda de apetite; 
  • perda de peso;
  • recusa em brincar com tutores ou outros pets;
  • prostração;
  • isolamento;
  • agressividade repentina;
  • olhar perdido e triste;
  • lambedura excessiva (principalmente do focinho);
  • bocejos e coceiras frequentes e sem motivo;
  • automutilação em extremidades do corpo (cauda e patas).

O que fazer quando o cachorro está muito triste?

O primeiro, e mais importante passo, nesse caso é entender o motivo pelo qual seu cão está triste. É muito importante observar com atenção o comportamento do cachorro para saber como ajudá-lo.

É muito importante que essas ações sejam rotineiras e não apenas quando o cachorro mostrar estar triste, caso contrário  vai entender que “simular” a tristeza faz com que ele ganhe atenção. Algumas medidas podem ser adotadas para melhorar o astral de seu animal de estimação:

Enriquecimento ambiental

O tutor pode criar um ambiente mais favorável ao cão para o combate ao tédio. Por exemplo, deixe os brinquedos prediletos do pet mais acessíveis.

Seja uma companhia presente para o seu pet

Reserve um tempo do dia para ficar com ele, sempre interagindo, brincando e oferecendo o carinho que ele merece. Disponibilize um petisco novo também, como um complemento das atividades.

Passear é uma boa solução

De grande importância, os passeios são ótimas opções e devem ser mais regulares. Essa é uma forma de estimular a socialização dele com outros pets, contribuindo para que o animal explore outros ambientes, além de realizar atividade física, gastando energia.

Em outras palavras, para as ações mencionadas, a companhia e atenção do tutor é essencial neste momento de tristeza. Nada de deixá-lo sozinho por um longo tempo, combinado?

Ei, já pensou em alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?