O medo de fogos de artifícios e o incômodo ocasionado pelas festas são situações comuns entre os animais de estimação durante o final de ano. A música alta e a bagunça podem amedrontar e estressar os pets, causando sofrimento, fugas e até um comportamento agressivo.
Neste ano em especial, teremos modificações em nossas tradicionais festas de Réveillon. Por isso, se as comemorações forem acontecer em sua casa, precisamos de cuidados dobrados com nossos pets durante esse momento.
Um ponto muito importante são os fogos de artifício. O que é lindo e muitas vezes essencial para nós humanos, para nossos amigos peludos, por conta de suas audições aguçadas, pode se tornar um pesadelo.
A Fresh4Pet preparou algumas dicas de como acalmar e manter nossos pets em segurança para que a virada do ano seja uma festa confortável e divertida para eles também.
Familiarizar os pets com as visitas
Quando receber visitas, sempre tenha o cuidado de ver se o pet não está perto do portão, pois é nesses momentos que costumam ocorrer as fugas.
Se as visitas são estranhas ao pet, ajude ele a se familiarizar com elas, deixando o pet cheirar e se aproximar naturalmente. Essa dica só não vale se o pet for bravo e por algum motivo reage com agressividade a estranhos. Nesse caso, o indicado é mantê-lo em um lugar tranquilo, até a visita sair.
Telas de proteção e locais mais protegidos
Para garantir a segurança do pet na moradia, principalmente em apartamentos, coloque telas de proteção em janelas, sacadas e varandas para evitar que o pet se machuque ao tentar fugir de situações estressantes para ele.
Outra situação que exige atenção são casas com muros muito baixos. Nessa situação, o indicado é aumentar o muro, para não facilitar a fuga do pet.
Cinto de segurança para pets, viaje com ele de forma segura
Caso resolva viajar de carro com o pet, prepare o veículo para transportá-lo e vá acostumando-o a esse transporte, fazendo pequenos trajetos com ele, para ver como reage e se comporta.
Se ele for agitado, leve-o dentro de uma caixa de transporte.
Para acostumá-lo a entrar na caixa de transporte é necessário um período de adaptação, colocando petiscos e brinquedos dentro da caixa para os pets entrarem e se familiarizar com o interior da caixa.
Cuide para que o ambiente do lar seja seguro para o pet
Outra questão que é preciso atentar, é o ambiente onde o pet fica e transita na moradia, principalmente em períodos mais agitados. Por exemplo, objetos que o pet possa esbarrar e se machucar ou comidas que ele pode pegar e que não são apropriadas para ele.
Técnica da Faixa
Existe uma técnica bastante recomendada por especialistas chamada Tellington Touch, ou mais conhecida como Técnica da Faixa, que consiste em amarrar uma faixa em pontos estratégicos do pet para que ele se sinta abraçado e calmo durante esses momentos.
Veja como é simples fazer:
1 – Coloque a faixa na altura do peito do cachorro;
2 – Cruze as pontas depois do pescoço, na região do dorso;
3 – Depois, faça o mesmo para baixo, sob o dorso;
4 – Por fim, dê um nó firme perto da coluna;
5 – Garanta que o nó esteja firme, porém, que nenhuma da faixa esteja apertando ou machucando o animal.
Esperamos que com essas dicas vocês possam aproveitar muito o último dia de 2022, te desejamos um Feliz Ano Novo e seguimos juntos em 2023.