O desmame do cachorro é um processo de transição alimentar do pet que acontece entre o final da amamentação até que ele já possa começar rações sólidas. Por ser um momento delicado na vida do animal, o tutor precisa ter alguns cuidados.
O desmame do cachorro é um processo de transição alimentar do pet que acontece entre o final da amamentação até que ele já possa começar rações sólidas. Por ser um momento delicado na vida do animal, o tutor precisa ter alguns cuidados. Confira como fazer o desmame do seu cão corretamente.
Quando começa o desmame do cachorro?
Nos cachorros, o desmame acontece após o primeiro mês de vida, quando começam a nascer os dentes dos filhotes. Logo, a mãe se encarrega de espaçar as mamadas, e o animal vai procurar outros alimentos para ingerir.
Esse processo natural acontece, geralmente, depois de quatro semanas do nascimento do pet. Esse primeiro ciclo dura até a sexta ou oitava semana, sendo o tutor responsável por oferecer alimentos pastosos como papinhas para cachorro e rações úmidas ao animal de estimação.
É justamente nesse momento que a própria mãe passa a oferecer mamadas mais espaçadas e o filhote precisa de um alimento complementar. E nada melhor do que as papinhas para cachorro, já que elas são palatáveis e contém todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal.
A segunda fase da transição alimentar
Entre a quarta e a oitava semana, é o momento de começar a transição alimentar do pet para acostumá-lo a alimentos sólidos, pois é quando o pet começa a desenvolver a dentição.
Nesse período, o indicado é inserir papinhas para cachorro na dieta do pet, é importante que papinha seja introduzida ao animais pois a troca brusca entre o leite e as rações convencionais pode causar estranheza ao pet, gases, engasgos por ser um novo formato de alimento e até diarreia, pois o organismo não está adaptado a esse tipo de alimento.
Nesse momento de transição, é importante o tutor ficar atento! Ao introduzir a papinha de desmame, pode ser que o pet não aceite muito bem a consistência do alimento, portanto, é preciso observar se ele está buscando pela papinha ou não. Nesses casos, é interessante intercalar com o leite próprio da espécie.
Não se esqueça: Durante os primeiros meses de vida do pet, o ideal é oferecer papinhas para cachorro e alimentação úmidas especializadas. De acordo com os médicos-veterinários, não é recomendado fazer a transição alimentar com papinhas caseiras, pois elas podem acabar prejudicando o organismo do animal.
Ei, já pensou em alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?