As doenças de pele em cães são muito comuns e é necessário tomar cuidado com este tipo de problemas já que muitas vezes pode serconfundida com a coloração natural da pele do animal.

 

 

Algumas manchas pretas na pele do cachorro são completamente normais. Afinal, os peludos possuem suas particularidades, e é exatamente isso que os torna tão especiais. Entretanto, é necessário estar atento à aparência do seu filho de quatro patas já que alterações repentinas na pele e na pelagem do animal podem ser um sinal de alerta.

Como os cães são cobertos por uma camada fofa de pelos, é difícil notar algumas caracteristicas da pele do animal, a maioria dos tutores só conseguem notar essa diferença na hora do banho que com os pelos molhados – em especial aqueles cães que tem pelagem clara – conseguem visualizar melhor a pele.

 

Por outro lado são vários os motivos do surgimento de manchas pretas na pele do animal, alguns cães inclusive possuem manchas ainda na infância, tornando uma característica do próprio animal ao longo da vida.

 

Porém, o aparecimento de novas manchas deve ser avaliado pelo médico veterinário, isso porque as manchas não dão indício de alteração clínica e somente um especialista tem as condições necessárias para fazer essa diferenciação. 

 

Mas quando devo me preocupar?

 

Em alguns casos, é necessário buscar a ajuda médica se as manchas apresentarem sinais como:

 

  • manchas que aumentam de tamanho;
  • manchas com textura ou elevação;
  • secreção no local;
  • feridas;
  • sangramentos;
  • coceiras na região.

 

É importante que ao notar qualquer destes sinais mais evidentes procure seu veterinário de confiança, só ele poderá realizar um diagnóstico preciso e aplicar o tratamento mais adequado para seu pet.

 

Um médico veterinário também pode dar dicas para os tutores em relação à proteção da pele dos animais contra exposição ao sol, ou outras luzes nocivas à pele. 

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?