Chegam as férias e as festas de final de ano e a família toda está pronta para viajar. É muito comum a casa ficar vazia e não ter ninguém para tomar conta dos animais de estimação.

Final do ano chegou e muitos tutores já estão com os passeios de férias marcado e precisam tomar uma decisão: levar o pet na viagem ou não? Sabemos que já existem muitos hotéis e pousadas onde os cães e gatos são bem-vindos e isso é ótimo. Porém, nem todos os animais de estimação podem se adaptar bem ao ambiente. Então qual a melhor decisão tomar?

Se você escolheu um hotel pet friendly para passear ou vai para a sua casa de praia ou de algum amigo ou parente, por exemplo, o pet poderá ir. O que é preciso avaliar é o quanto ele irá gostar e aproveitar desse passeio. Muitos cães estão mais do que acostumados a viajar com sua família e não sofrem por estarem em um ambiente diferente. 

Outros peludos, no entanto, não se sentem à vontade ao ficarem sozinhos em lugares desconhecidos ou em locais que não são a sua casa e podem dar um pouco de trabalho. Então, é importante avaliar cada caso antes de decidir.

Decidiu viajar com o pet, e agora?

Muitas viagens de final de ano costumam ser para uma casa onde toda a família irá se reunir ou para cidades de praia, normalmente essas viagens são feitas à carro.

Para uma viagem segura, é importante que o motorista esteja bem atendo ao trânsito e que o pet esteja muito bem acomodado. Alguns cães tem medo de andar de carro ou ficam enjoados, então é importante ter cuidados extras e estar preparado se algo acontecer. 

Uma das dicas intersssantes é fazer com que o Pet viaje em jejum de alimentação. Isso diminuirá as chances dele enjoar. Outra opção a ser considerada é  oferecer um calmante natural para que ele possa relaxar, mas lembre-se, antes de viajar é necessário que consulte um médico veterinário para descobrir as necessidades e os cuidados necessários para o tipo de viagem. 

As paradas no caminho são necessárias para o cão fazer suas necessidades, se hidratar e também para dar uma relaxada da tensão que a viagem de carro pode causar.

Se sua viagem for de avião, é preciso preparar todos os documentos necessários com muita antecedência e ficar atento ao que for pedido pela companhia aérea. Também é preciso ficar atento a alguns cuidados dependendo da região que você for viajar, a fim de saber melhor se existe algum tipo de doença comum no local que possa afetar o cão. Então, vale ter a orientação do veterinário sobre o tema para que sejam tomadas providências para a prevenção do pet.

Vou deixar meu pet no hotelzinho!

Quem não pode levar o pet na viagem e também não tem uma pessoa conhecida que possa ficar com seu pet e optou por deixar o pet em um hotelzinho.

Antes de tudo, é importante analisar o hotel em que vai deixar seu pet, pegar referências e até mesmo visitar o local com seu amigo de quatro patas para ver se ele se adapta com o local. 

Assim que for deixar ele no hotelzinho, não se esqueça de levar tudo o que seu peludo vai precisar: caminha, alimento que ele consome, potes de água e comida, brinquedos e também uma roupa com seu cheiro. Caso seu pet tome algum medicamento, deixar no estabelecimento e com a prescrição médica. 

Lembre-se que em toda viagem, o mais importante é que, com ou sem você, seu pet fique bem!

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?