Assim como os humanos, os animais também precisam de cuidados diários com os dentes, além de acompanhamento com dentista a cada 6 meses. 

 

Tão importante quanto o banho e a tosa, manter consultas regulares com um dentista veterinário é essencial para a vida dos bichinhos de estimação. Isso porque tratar os dentes dos pets alivia possíveis dores e traz benefícios para a saúde oral do seu amigo.

 

Cuidados diários com os dentes dos pets

 

Para prevenir doenças periodontais, é interessante manter uma rotina de cuidados com os dentes dos pets desde a infância, viu?

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recomenda escovar os dentes do animal diariamente.

 

Ao escovar dente de cachorro ou de gato, é bom escolher uma escova específica para animais. Geralmente, ela é mais macia e tem um cabo mais longo para facilitar na hora da higienização. 

 

Além da escova de dente de cachorro, é importante usar um creme dental específico para os bichinhos. Ele previne a formação de tártaro, combate o mau hálito, é feito especialmente para a adaptação e o conforto dos pets.

 

Para deixar seu amigo bem habituado, a dica essencial é começar a limpar dente de cachorro ou gato desde filhote. Caso o seu bichinho já seja maior e você ainda enfrenta dificuldades, uma ideia é começar gradualmente e fornecer recompensas, como carinho ou petiscos.

 

Além da higienização, o que mais pode ser feito?

 

Além da escovação diária, uma forma de manter a saúde bucal do seu cão ou gato é manter uma alimentação adequada, com aliemntos completos que contenham nutrientes necessários para uma vida mais saudável. Uma alternativa é apostar em uma dieta específica com benefícios para a parte dentária, orientada e indicada por um médico veterinário.

 

Outra recomendação do CRMV-SP é oferecer brinquedos que ajudem a desalojar a placa que se forma sobre os dentes. Também é uma opção bem divertida para o seu amigo, não é mesmo?

 

Atente-se aos sinais

 

Como tutor, é importante atentar-se a possíveis sinais e sintomas de que algo não está bem com a saúde bucal do seu pet. Alguns deles são: gengivite em cachorro, dentes quebrados, soltos ou amarelados, tártaro, excesso de baba, apetite reduzido, dor ao redor da boca, inchaço ou sangramentos.

 

Se você notar qualquer um deles, procure um dentista veterinário imediatamente! A infecção bacteriana pode atingir a corrente sanguínea do seu bichinho, o que é perigoso para a saúde dele como um todo. Entre os problemas causados por falta de higienização bucal, estão: hepatite, problemas renais, cardíacos e articulatórios.

 

Com os devidos cuidados e acompanhamento profissional, você evita todos esses problemas e garante uma vida mais saudável para o seu pet!