Os cães podem ser criaturas bastante curiosas e, embora isso às vezes seja bom para brincar, também pode colocá-los em problemas.

 

 

Os insetos produtores de mel são comuns no dia a dia. Assim, muitos cães adoram persegui-los, chegando até mesmo a engoli-los, gerando a dúvida: o que fazer quando meu cachorro comeu abelha?

Ser picado por qualquer inseto nunca é uma experiência agradável. Além de dolorosas, as picadas ainda podem causar inchaço e outras reações, como a alergia. 

Porém, no caso da picada de abelha em cachorro, o mais comum é que os sintomas desapareçam por conta própria após algumas horas. Mas nem sempre isso acontece, alguns fatores podem influenciar no quadro.

Mas meu pet comeu, o que fazer?

Além dos casos mencionados no tópico acima, existe uma outra situação, que é quando o cachorro come a abelha, depois de perseguir o animal. Esse tipo de ocorrência inusitada oferece algum risco para a saúde do cãozinho?

A resposta é sim! Quando o nosso cãozinho come uma abelha, ele geralmente tenta mastigá-la, podendo sofrer picadas internas, como, por exemplo, na língua e na gengiva. 

Assim como nos outros casos, o cachorro que comeu abelha pode ter reação de hipersensibilidade devido à picada. Dependendo do órgão atingido, o edema gerado pode levar a consequências mais graves, como dificuldade para respirar.

O que fazer quando o pet ingere uma abelha

Acaricie seu cão: Considerando a dor e a angústia que acompanham uma picada de abelha, seu cão precisará de qualquer conforto que possa receber. É aí que seu calibre de cuidado pode ser colocado em uso, para tornar mais fácil para o seu cão. Passar algum tempo com o cão e dar-lhe a melhor atenção é uma forma de tranquilizá-lo de que vai ficar tudo bem.

Remova o ferrão: Você terá que ser o mais gentil possível para não agravar o problema para o cão. Puxar e beliscar o ferrão não é aconselhável, pois é mais doloroso e propenso a empurrar mais veneno para a ferida, usando alguns movimentos suaves e muita paciência e faça pausas se estiver se sentindo cansado. Você precisa manter uma postura calma para não assustar o cão, o que pode piorar as coisas para ele. 

Compressa fria: Para ajudar no alívio, considere o uso de uma compressa fria no ferimento para aliviar o cão. Faça isso entre a remoção do ferrão para que o cão não se sinta desconfortável durante o procedimento, o inchaço diminuirá após um breve momento.

Quanto aos primeiros socorros, antes de mais nada, observe atentamente as reações do cão após a ingestão da abelha. Se o peludo der sinais de dor ou começar a apresentar inchaço em qualquer região da boca, procure imediatamente atendimento veterinário para ele.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?