Algumas manchas pretas na pele do cachorro são completamente normais. Afinal, os peludos possuem suas particularidades, e é exatamente isso que os torna tão especiais! Entretanto, é necessário estar atento à aparência do seu filho de quatro patas. 

Como os cães estão cobertos de uma fofa camada de pelo, é difícil notar algumas características. Por isso, algumas vezes, os tutores se preocupam ao encontrar manchas pretas na pele do cachorro. Será que é normal? 

Para responder a essa pergunta, especialistas explicam que algumas manchas na pele do cachorro são perfeitamente normais.

Apesar de ser uma característica comum de diversos pets, as manchas marrons na barriga do cachorro aparecem com mais frequência em algumas raças. Entre as raças mais comuns: 

  • Poodle;
  • Shih tzu;
  • Maltês.

Assim, se durante um cafuné na barriga do seu pet você percebeu algumas pintinhas, não se preocupe. Esta é apenas uma característica do seu amigo! Porém, é necessário estar atento a alguns sinais! Textura diferente, variação de tamanho ou surgimento de novas manchas indicam perigo. Confira mais detalhes abaixo. 

Quando devo me preocupar?

Como vimos, na grande maioria das vezes, as manchas pretas na pele do cachorro são apenas pintas e, por isso, não representam perigo, mas em alguns casos, é necessário buscar ajuda médica, especialmente quando as manchas estão associadas a algum outro sintoma. 

Os sinais abaixo merecem atenção redobrada:

  • manchas que aumentaram de tamanho;
  • manchas com textura ou elevação;
  • secreção no local;
  • feridas;
  • sangramentos;
  • coceira na região. 

Se seu pet apresentar algum dos sintomas acima, procure um veterinário rapidamente. O especialista poderá realizar um diagnóstico preciso e aplicar o tratamento mais adequado.

Diagnóstico e tratamento

Ao receber um cachorro com manchas escuras na pele, o veterinário irá iniciar uma série de testes, que podem variar de acordo com tipo, localização e aparência da mancha.

O mais comum é a citologia, nele, uma agulha bem fina é introduzida no local afetado e, depois, o conteúdo coletado é analisado em um microscópio. Com isso, é possível notar a presença de inflamações ou neoplasias. A análise da cultura bacteriana e a biópsia também costumam ser realizadas, dependendo do caso. 

O tratamento pode variar de acordo com a origem do problema. Em alguns casos, a aplicação de remédios antifúngicos é suficiente. Entretanto, para tumores e doenças hormonais, podem ser aplicadas terapias mais intensas, como a quimioterapia.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?