As vacinas do seu cão e/ou gato são um dos fatores mais importantes para o cuidado da saúde e do bem-estar do seu animal.

Assim como nós, humanos, os cachorros também sofrem com uma série de doenças capazes de ameaçar a saúde e a vida deles, assim como a de seus tutores.

Quando nasce, o filhote recebe o leite materno e uma importante carga de anticorpos. É isso que vai resguardar a saúde dele nos primeiros dias de vida, mas essa ajuda não dura para sempre. 

A melhor maneira de manter a proteção é seguir corretamente o calendário de vacinação. Vale lembrar que todo o processo de imunização deve seracompanhado e realizado por um médico veterinário de sua confiança. 

A vacinação em cães

No Brasil, não existe um calendário oficial de vacinação, mas sim um protocolo a ser seguido. 

A primeira etapa desse protocolo começa aos 45 dias de vida, com a vacina múltipla ou polivalentes, V8 ou V10. Essas vacinas protegem os cães de sete doenças consideradas graves, como a cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza.

A vacina antirrábica é feita em dose única no 4º mês de vida. Mas pode variar de acordo com a recomendação do médico, onde ele pode dizer o momento ideal da vacinação.

A vacina múltipla e a da raiva devem ter reforço anual durante toda a vida do cãozinho. Já que algumas dessas doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para o homem. 

Além dessas duas vacinas, existem outras doses de imunização que também são importantes. É o caso das vacinas contra a leishmaniose, a giárdia, a tosse dos cães e pulgas. 

A vacinação para gatos

A primeira vacina para gatos que o tutor deve buscar é a polivalente. Assim como a injeção dos cães, ela protege o bichano de várias enfermidades. 

Apesar de chamarmos geralmente por um nome comum, há, na verdade, três versões do mesmo produto. Elas são chamadas V3, V4 e V5. A diferença está na formulação: o número indica quantos antígenos a vacina possui. Em outras palavras, a V3 protege o gato de três doenças, a vacina V4 de quatro, e a V5, de cinco. 

A vacina V3, chamada de vacina tríplice, protege contra a panleucopenia, a calicivirose e a rinitraqueíte. A vacina quádrupla (V4) protege ainda contra a clamidiose. Já a quíntupla felina (V5) protege contra todas as doenças citadas anteriores e também contra a leucemia felina. 

Outra vacina que não pode faltar na carteirinha do seu bichano é a antirrábica, geralmente, ela é aplicada quando o pet está com 12 semanas de vida, ou após a última dose de polivalente. Essa defesa é importante porque protege contra uma grave doença: a raiva. Apesar de hoje ser rara entre pets, essa enfermidade possui uma taxa de mortalidade de quase 100%.

Atenção ao calendário de vacinação e aos reforços!

O intervalo entre uma dose anual e outra corresponde ao período em que a vacina mantém sua eficácia. Por isso, é importante respeitar as datas estabelecidas pelo veterinário no calendário de vacinação e estar de olho em quais vacinas o seu pet deve tomar. Do contrário, o pet poderá ficar desprotegido.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?