Saiba mais sobre esta doença muito comum entre os cães de todas as raças.

Seja pelo formato charmoso, pela fofura ou por sua capacidade de perceber ruídos a orelha dos cães sempre chama nossa atenção. Certamente você já deve ter visto um cão sacudindo a cabeça, coçando a orelha ou até mesmo chorando ao se coçar. O ato de coçar a orelha repetidamente e constantemente pode indicar que seu amiguinho está com otite. 

O que é a otite?

A otite canina nada mais é que a inflamação no ouvido, mais propriamente no conduto auditivo, mas pode atingir o ouvido externo, interno e o ouvido médio do cachorro. 

Dentro do organismo dos cães existe a presença de ácaros, bactérias e fungos naturais que tem um papel importante para a saúde do animal. Mas quando a imunidade do animal cai, eles se reproduzem e causam o problema.

Em cães com as orelhas caídas, como cockers, beagles, bassets e shih tzu, a otite canina é muito comum. Isso ocorre pelo fato de a orelha tapar o canal auditivo facilitando o acúmulo de umidade, um prato cheio para os micro-organismos se reproduzirem. 

Outra razão pela qual a otite é a doença mais comum entre os animais é porque o canal auditivo dos cães é maior que o dos humanos e tem o formato em “L” que dificulta que o canal seja arejado.

Quais são as principais causas?

Existem inúmeras causas para a otite canina aparecer. Confira as causas mais comuns da doença: 

Infecção: Causada por bactérias, a otite infecciosa chega, geralmente, acompanhada por pus, e requer um tratamento medicamentoso feito por meio do uso de antibióticos injetáveis e por via oral associado a tratamento local.

Fungos: Provoca os sintomas mais clássicos de otites com uma secreção normalmente enegrecida com cheiro característico

Parasitas: O agente do problema nesse caso, são os carrapatos e ácaros, seu tratamento também requer o uso de remédios específicos tópicos associados, quando necessário com medicamentos injetáveis ou por via oral.

Cera: O ouvido de alguns cães produz cera de maneira exagerada, e o acúmulo dessa cera causa uma fermentação que se transforma em inflamação.

Genética: As características específicas de cada raça são as grandes responsáveis nestes casos, e os cães que contam com orelhas grandes, caídas e peludas são os mais propensos a desenvolver a complicação.

Além de problemas específicos, existem outros fatores para a causa da otite canina como traumas, alergias, tumores, questões hormonais, alimentação e até mesmo a presença de um corpo estranho no ouvido do animal. 

Sintomas

Assim como todas as doenças, quanto mais rápido você identificar um problema, mais rápido é o tratamento. A boa notícia, é que quando seu amiguinho peludo está com otite, ele apresenta bastante incomodo na região. Por isso, fique atento se:

  • Balançar a cabeça com frequência;
  • Coçar a região da orelha de maneira constante;
  • Sentir dor ou chorar ao se coçar;
  • Apresentar secreção no ouvido, excesso de cera;
  • Cheiro forte na região. 

Em casos mais avançados, essa complicação pode, ainda, comprometer o sistema neurológico, prejudicando a audição do cachorro de maneira permanente. Por esse motivo, ao suspeitar do problema, não deixe de procurar seu médico veterinário de confiança.

Tratamento

Ao perceber sintomas de otite, o veterinário vai examinar o conduto auditivo do cãozinho a fim de verificar a inflamação e observar se há algum objeto estranho. Descartada essa possibilidade, ele irá retirar amostras de cera a fim de verificar se há presença de fungos, ácaros e bactérias.

Em caso negativo, é comum que o veterinário peça outros exames para identificar a causa da doença. Isso é importante porque o tratamento vai depender da origem do problema.

Como prevenir?

Mesmo que existem diversas causas para a causa da otite canina, é possível diminuir a possibilidade do seu pet de ter otite tomando alguns cuidados básicos, como:

  • Sempre leve o cachorro a locais de confiança para tomar banho;
  • Quando der banho em casa, procure usar protetores auriculares no pet e seque bem as orelhas;
  • Nunca remova os pelos da orelha do cachorro. 

Além desses cuidados básicos, sempre verifique se não há nenhum cheiro ou secreção suspeita no local e limpe, com cuidado, as orelhas do peludo com frequência.

Ei, já pensou alimentar seu pet de forma muito mais saudável com comida natural? Aqui na Fresh4Pet nós preparamos e enviamos para sua casa alimentação fresquinha, sem conservante e cheia de carinho. É muito melhor que ração! Quer saber mais?